Coluna-Ponto-de-Vista-2

Concurso: Mais 10 mil vagas para o magistério

O secretário estadual de Educação, Jose Clovis Azevedo, anunciou na manhã de ontem a abertura de um novo concurso público com 10 mil vagas para o magistério. De acordo com o secretário, o edital deve ser lançado ainda este ano, e a prova não tem uma data definida, mas a meta da secretaria é que ela seja realizada até abril de 2013.
– Nós precisamos substituir os 21 mil contratos emergenciais por professores nomeados, com estabilidade e com tempo integral na escola. Isso vai gerar uma estabilidade no quadro de professores – explicou o secretário, afirmando que a mobilidade dos professores temporários prejudica a qualidade do ensino, enquanto os professores permanentes têm direito a plano de carreira e poderão permanecer na mesma escola por 20 ou 40 horas.
Atualmente, a demanda por professores no magistério gaúcho está sendo suprida por contrato. No concurso realizado em abril deste ano, um percentual grande de vagas não foi preenchido. O concurso teve um total de 69 mil inscritos para 10 mil vagas. Na primeira lista divulgada, apenas 5,2 mil candidatos foram aprovados. Após recursos, o número aumentou para 5,5 mil, o que representa que pouco mais de 8% dos candidatos foram aprovados, ficando abaixo do que seria necessário.
As vagas do novo concurso serão distribuídas para todo o Estado, conforme o estipulado pelas coordenadorias regionais. De acordo com a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), com sede em Santa Maria, ainda não há informações de quantas vagas serão direcionadas para a região.
No primeiro concurso, a 8ª CRE foi a que mais aprovou das 30 de todo o Estado. Dos 400 professores aprovados, cem já foram chamados. Outras quatro chamadas ainda deverão ocorrer.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.