Modernização em Recursos Humanos marca a Administração 2009/2012 na Prefeitura de São Gabriel
Solano Costa
Prefeitura de São Gabriel / Especial / Coluna Ponto de Vista
Em maio de 2009, o Prefeito Rossano Gonçalves, criou a Coordenadoria responsável pela área de Recursos Humanos da Prefeitura de São Gabriel, deste então, o cargo vem sendo ocupado pela Servidora Estatutária Fabiana Pohlmann Machado, neste período foram criados projetos voltados aos servidores municipais, especialmente para os funcionários com problemas de alcoolismo, drogas e síndrome do pânico. “No total fizemos três internações por alcoolismo, e ainda acompanhamos a recuperação destes servidores. "Também foram criados Projetos como a Semana do Servidor, evento que contou em um único dia, com a participação de mais de mil servidores nos anos de 2009 a 2011. Neste evento temos ainda a valorização do servidor, ocasião que entregamos o Prêmio Mérito Funcional, um servidor de cada secretaria é escolhido pelos seus colegas para ser homenageado, o servidor escolhido tem de atender alguns pré-requisitos, como não ter falta grave e nunca ter respondido a Processo Disciplinar", enfatizou Fabiana.
No primeiro ano do atual Governo a Secretaria de Administração, através da Coordenadoria de RH organizou o 1º Seminário de Gestão Pública Moderna, apresentando aos servidores de lideranças do governo os desafios da Administração Pública moderna.
No ano de 2010 a Secretaria de Administração e Rec. Humanos, com o apoio da Coordenadoria de RH, realizou o maior Concurso Público que a Prefeitura de São Gabriel já teria feito, onde disponibilizou 190 vagas nas áreas de educação, saúde, administrativa e operacional. Entre os anos de 2009 e 2012 mais de 150 servidores estatutários foram treinados em cursos como Atendimento Eficaz, Gestão Pública e Informática.
Após a nomeação dos novos concursados a Coordenadoria de RH implantou o Monitoramento de Estágio Probatório, um projeto que visa acompanhar o servidor durante o período de três anos até a nomeação efetiva, período em que o servidor tem para se adaptar ao serviço público. Ainda em 2010, a Coordenadoria desenvolveu um trabalho a fim de fazer um Diagnóstico Geral do Quadro de Pessoal das Escolas de Educação Infantil, o que proporcionou um levantamento de dados sobre a vida funcional dos servidores, e alguns ajustes que foram necessários para melhor andamento dos serviços.
A Coordenadoria também desenvolveu todos os Processos Seletivos para as contratações emergenciais que houve nesta administração, todos atendendo a legislação e obedecendo as regras exigidas pelo Tribunal de Contas do Estado.
Em 2011, a Secretaria de Administração agilizou o processo de atualização do Laudo de Insalubridade dos funcionários da Prefeitura, ocasião em que muitos ajustes foram feitos, essa era uma reivindicação antiga do quadro de servidores municipais. Ainda foi feito o Censo do Servidor Público Municipal - Banco de dados de todos os servidores municipais e a Avaliação e Perfil dos servidores admitidos no concurso 2010, e Organização e acompanhamento sistemático junto às secretarias dos boletins do Estágio Probatório. De 2009 até presente data, nenhum mês a folha de pagamento atrasou e os servidores receberam o 13º em dia. De acordo com o Secretário de Administração e Recursos Humanos Luiz Alberto Flores Gonçalves, dentre os projetos da Secretaria o que demandou mais tempo e estudo para implantação foi o do Novo Plano de Carreira dos Servidores. “Nos empenhamos muito para implantar um Plano de Carreira que tivesse principalmente à profissionalização funcional dos servidores, com oportunidade de crescimento pleno, ampla estrutura de estímulos e reconhecimento de titulação agregada, infelizmente não foi possível implantarmos o Projeto neste governo, mas como já afirmamos os Projetos do novo Plano de Carreira e Regime Jurídico dos Servidores, estão prontos e permanecerão à disposição na Secretaria de Administração.”concluiu.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581