Coluna-Ponto-de-Vista-2

Santa Maria: Prefeito e secretário vistoriam obras de asfaltamento e duplicação das avenidas Liberdade e Hélvio Basso

O prefeito Cezar Schirmer, acompanhado pelo secretário de Infraestrutura e Serviços, Tubias Calil, vistoriou, nesta quinta-feira (17), à tarde, duas importantes obras que prometem transformar o sistema viário e desafogar o trânsito na região Oeste de Santa Maria: o asfaltamento da Avenida Liberdade e a duplicação da Avenida Hélvio Basso. “Sem dúvida alguma, tirando a Rio Branco, estas serão as avenidas mais bonitas, mais largas e mais compridas da nossa cidade”, salientou o chefe do Executivo.
As duas obras integram o projeto de criação da Perimetral Leste, que liga as avenidas Hélvio Basso, Ângelo Bolson e Liberdade como uma via expressa, desde a rótula de acesso às BRs 392, 158 e 287, até a Rua José Barin, na entrada da Vila Caturrita. “Esta será a primeira das quatro perimetrais que o prefeito Cezar Schirmer vai implantar em Santa Maria. E, sem dúvidas, vai desafogar o trânsito nesta região”, comentou o secretário de Infraestrutura e Serviços, Tubias Calil.
O prefeito ainda lembrou que as obras corrigiram problemas históricos de drenagem nas avenidas, principalmente na Liberdade, onde ocorriam frequentes alagamentos. “Estas são obras completas, não só no asfaltamento, mas no sentido de drenagem”, exaltou o chefe do Executivo. A intenção do prefeito Cezar Schirmer é criar, até o final deste governo, quatro perimetrais, que margeiam o centro da cidade, nos eixos norte-sul e leste-oeste.

Estágios das obras
O asfaltamento da Avenida Liberdade, que iniciou em julho do ano passado, já atingiu 75% da obra e falta apenas a pavimentação de uma quadra e a recuperação do sistema de drenagem ligado à Rua Goiânia. A previsão é que o serviço seja concluído em até três meses. Enquanto isso, a duplicação da Avenida Hélvio Basso encontra-se em situação diferente. A obra, que começou em novembro, concentra os esforços na instalação das novas redes de esgoto pluvial e abertura dos canteiros laterais.
A Avenida Hélvio Basso contará com canteiro central, ciclovia e iluminação especial. Financiadas com recursos do Banco Mundial (Bird), as obras de asfaltamento e duplicação custaram, juntas, R$ 7,4 milhões aos cofres públicos.

Cemitério Municipal
Durante as vistorias às obras das avenidas Liberdade e Hélvio Basso, o prefeito Cezar Schirmer e o secretário Tubias Calil visitaram o Cemitério Ecumênico Municipal para verificar as possíveis demandas de limpeza do local. Na oportunidade, o chefe do Executivo anunciou a abertura dos envelopes da licitação para a concessão pública do cemitério para o dia 18 de fevereiro. “Queremos tirar as capelas mortuárias da Floriano Peixoto e trazer para cá. Isso vai nos permitir dar os cuidados especiais que merecem os cemitérios da nossa cidade”, disse.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.