Confirmado: São Gabriel terá Carnaval
O Carnaval de Rua está oficialmente confirmado para os dias 22, 23 e 24 de fevereiro. A decisão foi anunciada por uma comissão de dirigentes de entidades carnavalescas, na manhã desta segunda-feira (04/02), logo depois de encerrada reunião com a Comissão Municipal de Carnaval, na sede da Secretaria de Turismo, às 11 horas. Os representantes de 15 entidades (somente o Bloco Milionários do Samba não teve representação) votaram pela realização do evento.
A pedido do prefeito Roque Montagner, a secretária de Turismo, Denise Lisoski, disse que a decisão deveria ser democrática. E foi exatamente o que aconteceu. Por unanimidade, a festa de momo será mantida.
A novidade poderá ser o retorno da Academia de Arte e Cultura Jupob, que havia pedido licença do Carnaval de Rua em decorrência das mortes de gabrielenses no incêndio que vitimou 237 pessoas. Atendendo apelo de dirigentes de blocos e escolas, o presidente da entidade, Rogério Mello, deverá debater a situação ainda na noite desta segunda-feira.
A decisão do bloco é em solidariedade a dois sócios fundadores que tiveram filhos vitimados no incêndio. O luto será reavaliado, com a possibilidade de a Jupob prestar homenagens na Avenida.
“Mas eu não posso tomar nenhuma decisão. A minha diretoria vai decidir e depois comunicarei”, disse Mello.
A Comissão do Carnaval e dirigentes optaram por manter a ordem do desfile, excluindo apenas o desfile dos campeões. Sendo assim: sexta-feira (22/02) com a participação de Filhos de Olodum Folia, Xibos, Bambas da Orgia, Leão de Ouro, Milionários do Samba e Diretoria; no sábado (23/02), Acadêmicos do Santa Cruz, Kizueira, Unidos da Vila Mariana, Academia de Artes e Cultura Jupob (que dependerá de decisão na noite de hoje) e Bloco da Geni. A última noite (domingo, 24), terá a participação das Escolas de Samba Amor de Carnaval, Filhos de Olodum, Imperatriz Dona Maria, Império da Zona Norte e Filhos da Lua.
A divulgação das entidades campeãs de 2013 acontecerá na segunda-feira, a partir das 15 horas, no Ginásio Plácido de Castro.
SEGURANÇA – Os dirigentes querem mais segurança para os ensaios e para o dia do desfile. Representante do Bloco Bambas da Orgia disse que jogaram pedras para dentro do Ginásio Plácido de Castro em represália aos ensaios de sua entidade. Na visão dele, são pessoas que não querem o carnaval e não aceitam opiniões divergentes.
Com isso, a ordem fica assim:
Sexta - 22/02
Filhos de Olodum e Olodum Folia
Xibos
Bambas da Orgia
Leão de Ouro
Milionários do Samba
Diretoria
Sábado - 23/02
Acadêmicos do Santa Cruz
Kizueira
Unidos da Vila Mariana
Academia de Arte e Cultura JUPOB*
Bloco da Geni
Domingo - 24/02 - Escolas
Amor de Carnaval
Filhos de Olodum
Imperatriz Dona Maria
Império da Zona Norte
Filhos da Lua
Disk-notícia:(55)9 9664.2581