Uma visão de futuro: assim é chamado projeto turístico do atual governo
Prefeito Roque Montagner |
O projeto contempla um anfiteatro com capacidade para duas mil pessoas; um Museu Histórico para resgatar a história de Sepé e dos indígenas Guarani, Mbya-Guarani, Charruas e Caigangues; um Oratório com sete colunas, que representam os Sete Povos das Missões; área comercial para artesanato; tendas e ocas, representando as origens indígenas; estacionamento; biblioteca e sanitários subterrâneos interligando as principais obras e locais de eventos.
Esta obra, segundo o prefeito Roque Montagner, será a maior referência nacional e internacional em memória ao maior genocídio da América Latina, quando foram dizimados mais de 1.700 indígenas em local bem próximo, Caiboaté, a 18 quilômetros de onde tombou Sepé. Com isso acreditamos que toda a comunidade será beneficiada, a hotelaria, o comércio, o artesanato e os investimentos que serão feitos contribuirão para a geração de empregos, colocando realmente São Gabriel na Rota das Missões. “O empreendimento se interligará com outras culturas de origem indígena de outros países e até pelo fato que eu acredito, salvo melhor juízo, que de 20 a 30% da população brasileira possui na sua cadeia de DNA um sangue indígena dos antepassados”, afirmou.
Em relação a desapropriação, alguns menos esclarecidos confundem com apropriação, o que é bem diferente. O ato de desapropriação vem do interesse da população, que aprovou o nosso Programa de Governo, que foi bem claro: o governo eleito não estaria defendendo interesse de grupos e sim o interesse maior de São Gabriel, tendo como meta o turismo como grande alavancador do desenvolvimento local.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581