Coluna-Ponto-de-Vista-2

SECRETARIA DE SAÚDE MOBILIZA POPULAÇÃO COM AÇÕES DE PREVENÇÃO PARA EVITAR CASOS DE DENGUE EM SÃO GABRIEL

Município não registrou casos em 2013, mas Estado alerta para possibilidade de epidemia

Uma grande mobilização, envolvendo equipes das Secretarias da Saúde (com agentes de combate a dengue) e Serviços Urbanos (SEMUR), na semana passada, eliminou dois pontos de proliferação de mosquitos. Em dois terrenos baldios, por solicitação das comunidades, foi feito o recolhimento de garrafas pet, vidros, sacolas e pneus considerados objetos capazes de servir de armazenamento de água. A SEMUR ainda efetuou a retirada de duas caçambas de lixo e vegetação.
O trabalho faz parte de uma ação conjunta determinada pelo prefeito Roque Montagner. O chefe do Poder Executivo demonstra preocupação com a situação de alerta que vive o Rio Grande do Sul em relação ao Combate a Dengue. A Secretaria Estadual da Saúde chama a atenção para o risco de epidemia em 2013. Desde o começo do ano, 53 casos de contaminação foram registrados.
Em São Gabriel não existem casos de registro da doença. Conforme o Secretário Municipal da Saúde, Daniel Ferrony, o Município vem desenvolvendo com eficiência ações de combate ao mosquito transmissor. “Temos 110 armadilhas distribuídas de forma estratégica pelo Município. A avaliação é feita semanalmente. Toda a larva de mosquito que é encontrada, é encaminhada para a Coordenadoria Regional da Saúde para análise”, explica.
Equipes de agentes de saúde, a cada 14 dias, realizam vistorias em borracharias, cemitério e sucatas. Nos últimos dois meses, a Secretaria da Saúde recolheu dois mil pneus.
Uma equipe de 17 agentes é distribuído pela cidade e fica responsável pelo recolhimento destas amostragens. Hoje, São Gabriel tem 26 mil pontos de recolhimento (entre residências, comércio e terrenos baldios).

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.