Coluna-Ponto-de-Vista-1

Oliboni auxilia organização de Colônia de Pescadores em São Gabriel

Oliboni  conversa com o pescador Bento Borges sobre importância da organização em colônias.

O deputado Aldacir Oliboni (PT) recebeu, nesta terça-feira (02), na Assembleia Legislativa, o presidente da Colônia de Pescadores de São Gabriel, Bento Machado Borges. A colônia está em processo de registro e formalização junto à Federação Estadual da categoria e Borges solicitou apoio do parlamentar sobre estes procedimentos.
Conforme informou Borges, o município de São Gabriel tem 83 pescadores profissionais e a necessidade de organização da entidade é providencial para potencializar a produção e o desenvolvimento da atividade. “Temos o apoio de toda a comunidade. Com a Colônia registrada, vamos poder ampliar as áreas de criação em gaiolas e tanques, ajudar na preservação do Rio Vacacai, organizar a exportação da produção e também oferecer peixes a um preço melhor para a população”, ressaltou.


O deputado colocou o mandato à disposição da comunidade pesqueira de São Gabriel e enfatizou a importância da iniciativa. “Sem dúvidas, esta organização somará aos trabalhadores que dela dependem para sua subsistência e à sociedade de São Gabriel. A partir da Colônia, programas de apoio e fomento à pesca do Governo Federal podem ser acessados com maior facilidade e a categoria fica fortalecida”, disse Oliboni.
Ainda nesta terça-feira, o presidente da Colônia de São Gabriel entrou em contato com presidente da Federação dos Pescadores do Rio Grande do Sul dando prosseguimento aos trâmites burocráticos para registro.
As Colônias de Pescadores, as Federações Estaduais e a Confederação Nacional dos Pescadores foram reconhecidas, pela Lei nº 11.699, de 2008, como órgãos de classe dos trabalhadores do setor artesanal da pesca, havendo também a necessidade de registro junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, outra demanda que Borges deu andamento. Atualmente, existem no Brasil 26 federações de pescadores e 894 colônias.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.