Coluna-Ponto-de-Vista-2

Mais 3 escolas de São Gabriel no “Mais Educação”

A Secretaria Municipal da Educação (SEME) de São Gabriel confirmou a inclusão de mais três escolas no Programa Nacional “Mais Educação”, desenvolvido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), em todo o território brasileiro. Em 2013, passam a configurar na relação de instituições os educandários Homero Prates, Assis Brasil, Carlota Vieira da Cunha e Maria Manoela. Esta última, apesar de haver a predisposição de levar as ações aos demais núcleos do interior, é a única Escola Polo confirmada.
A SEME justificou a inclusão da instituição localizada na região de Azevedo Sodré, “pois é a única com espaço físico disponível para a implantação do programa”, disse a secretária da Educação, professora Nilvanes Jobim.
O calendário escolar também não favorece o desenvolvimento do programa nas escolas do interior. “Nos educandários (com exceção da Maria Manoela) o calendário prevê três dias para disciplinas de currículo e três dias para as de área. A aplicação do Programa iria requerer ampliação dos espaços físicos e maior demanda de valores, principalmente, com transporte, tornando-se inviável”, explicou a Coordenadora do Programa Mais Educação, Patrícia Pozzatti.
Na cidade, o Programa é realidade em 10 instituições de ensino. Destaque para a Escola Presidente Kennedy, na Vila Mariana, onde 361 alunos – a totalidade dos estudantes – são beneficiados com as oficinas aplicadas em turno inverso. Além disso, crianças e adolescentes recebem alimentação, pois o Programa disponibiliza verba para aquisição em todas as escolas beneficiadas.
No Bairro Independência, os 557 alunos matriculados estão aptos a participar do Programa. As atividades só ainda não iniciaram porque a Escola Presidente João Goulart tem setores em reforma. O mesmo acontece com a Escola Marechal Deodoro, com 172 alunos cadastrados, mas ainda aguarda a conclusão do processo de reforma das estruturas físicas.
O maior contingente de alunos beneficiados está localizado no Bairro Três de Outubro, na Zona Norte da cidade. Na Escola Menino Jesus – CAIC estão cadastrados 641 estudantes. A implantação de oficinas foi ainda facilitada porque, na instituição, a proposta de turno integral já é uma realidade.
O Programa “Mais Educação” beneficia 2.693 estudantes de São Gabriel. Ainda não estão contabilizados os números das escolas inseridas em 2013.
O sucesso do Programa levou a direção da Escola Maria Carolina Berny de Oliveira a apresentar para a comunidade as experiências adquiridas com as oficinas de Basquete de Rua, Karatê, Percussão, Ensino Coletivo de Cordas, Jornal Escolar e Ciências em um evento desenvolvido para o Dia das Mães. A exposição aconteceu no sábado (04/05). Segundo a direção, 181 estudantes estão sendo beneficiados.
Nas escolas onde não foi possível incluir a totalidade do público matriculado, próprio programa estabelece como fator de seleção casos de vulnerabilidade social e famílias incluídas no Bolsa Família.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.