Coluna-Ponto-de-Vista-1

Projovem Trabalhador abre 160 vagas para qualificação Social e profissional em São Gabriel

A Fundação Gaúcha do trabalho e Ação Social (FGTAS) está oferecendo mais de quatro mil vagas para cursos de Qualificação Social e Profissional em 21 municípios do estado. De acordo com a Secretaria Municipal do Trabalho Indústria e Comércio, São Gabriel é contemplada com 160 vagas, distribuídas em 08 áreas profissionais. Podem participar do programa, jovens entre 18 e 29 anos que estiverem em situação de desemprego; ser membro de família com renda per capita de até um salário mínimo; estar cursando ou ter concluído os Ensinos Fundamental e Médio; não estar cursando ou ter concluído o ensino superior; apresentar a documentação obrigatória no ato do cadastramento. Os documentos necessários são: PIS ou NIS, CPF, RG, Título Eleitoral, comprovante de residência, comprovante de quitação das obrigações militares (quando for o caso) e não ser egresso do ProJovem Trabalhador. 
São sete áreas de qualificação destinadas a São Gabriel, sendo 20 vagas para a Área Administrativa, incluindo cursos de Auxiliar Administrativo; Arquivista; Almoxarife e Contínuo direcionado para Office boys e Office girls. Na área da Alimentação existem 20 vagas para cursos que vão formar Auxiliares de Cozinha, Chapista; Repositor de Mercadorias e Vendedor Ambulante. Para a Construção e Reparos II 20 vagas serão distribuídas para a formação de Eletricista Predial; Trabalhador da Manutenção e Edificações; Instalador-Reparador de Linhas; Aparelho de Telecomunicações e Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança. Na área de Telemática, 40 vagas estão destinadas a formar, Assistente de Vendas; Operador de Microcomputador; Help Desk; Telemarketing; Recepcionista e Guia de Turismo Local. 20 vagas para Vestuário que vão formar Vendedor de Comércio Varejista; Costureira; Montador de Artefato de Couro e Costureira de Reparação de Roupa;Turismo e Hospitalidade 20 vagas distribuídas entre as formações de Camareira; Cumin (auxiliar de garçom); Organizador de Eventos; Recepcionista e Guia de Turismo Local; Vestuário: As vagas são para Vendedor do Comércio Varejista; Costureira; Montador de Artefato de Couro e Costureira de Reparação e Roupas. Gráfica: Guilhotineiro; Encanador; Impressos de Serigrafia; Operador de Acabamento (Indústria Gráfica).
A carga horária dos cursos para a Qualificação Social será de 100 horas/ aula e para Qualificação Profissional, de 250 horas/aula, totalizando 350 horas/aula em 24 semanas. Os alunos receberão bolsa-auxílio de até R$ 600,00 (seiscentos reais) divididos em seis parcelas de R$ 100,00 (cem reais). O auxílio será repassado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, para isso, o aluno deve comprovar freqüência mínima de 75% nas aulas. Os estudantes terão cadastro no Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, por meio das Agências FGTAS/SINE, para encaminhamento ao mercado de trabalho, após terem concluído carga horária mínima de 80% do curso e 75% de freqüência em ocupações com vínculo empregatício ou outras atividades produtivas legais geradoras de renda. 
Interessados em participar dos cursos, que são totalmente gratuitos, devem se dirigir com a documentação exigida, em mãos, ao o Balcão SINE na Rua Júlio de Castilhos, n° 46, ao CRAS, na Rua 19 de Novembro SN, no Bairro Menino Jesus, ao CREAS localizado à Rua João Manoel (antigo fórum) ou ainda, ao Programa Bolsa Família, localizado na UBS Brandão Júnior.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.