Coluna-Ponto-de-Vista-1

A cirurgia plástica na era da informação

Dr. Pedro Alexandre
Cirurgião Plástico 

Vivemos na era da informação em que o acesso a ela é amplo e instantâneo nas mais variadas áreas do conhecimento. As novas gerações estão cada vez mais habituadas a pesquisar em sites através de seus computadores. Essa forma de pesquisa cômoda e rápida por meio da internet apresenta, porém, a desvantagem de não garantir a veracidade das informações obtidas, especialmente numa área extremamente complexa, como a cirurgia plástica, e de dar a falsa impressão de tudo ser bem mais simples do que realmente é. 

A quantidade e variedade de textos, depoimentos, fotos e vídeos disponíveis sobre cirurgias plásticas desmistifica os procedimentos cirúrgicos e faz com que o pesquisador leigo, até inconscientemente, se sinta “um pouco cirurgião”, não percebendo que, para isso, são necessários, no mínimo, 11 anos entre formação médica e especialização, além de mais alguns anos de experiência na profissão. 

Isso tudo acaba por enfraquecer o papel do cirurgião plástico como autoridade técnica para indicar a melhor cirurgia induzindo o paciente, já que o médico não lhe parece mais tão detentor do conhecimento a procurar profissionais oportunistas, sem formação adequada e, evidentemente, com honorários bem mais ”atraentes”. Agindo dessa forma, as pessoas, ao desvalorizarem o profissional cirurgião plástico e o procedimento a que desejam se submeter, desvalorizam a si próprias e expõem-se a riscos desnecessários.

A internet é uma invenção fantástica que facilita muito a vida de médicos e de pacientes no acesso às informações e na comunicação. Bem utilizada, ela pode auxiliar o paciente a encontrar seu médico e até a conhecê-lo um pouco. Mas a relação médico-paciente é humana e, assim sendo, necessita do contato direto, da confiança e do afeto. E isso nenhuma tecnologia é capaz de substituir.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.