Coluna-Ponto-de-Vista-1

Bagunça na Cozinha é desenvolvido no Caic

Quando se fala em reeducar os hábitos familiares no sentido de desenvolver a agricultura familiar, em São Gabriel, volta-se a atenção para as cadeiras escolares. Na cidade, a Secretaria da Educação (SEME), numa parceria com a Secretaria de Agricultura, realiza ações no sentido de ensinar as crianças a reconhecer os benefícios de alimentos hortifrutigranjeiros para o cardápio diário, seja na escola ou na própria casa.
Através do Projeto Bagunça na Cozinha, desenvolvido pela SEME, os alunos desenvolvem o gosto por alimentos saudáveis. O acréscimo de ações da Secretaria Municipal da Agricultura, com visitação de alunos a horta municipal, possibilita as crianças aprenderem o processo que envolve do plantio a colheita e preparo de verduras e legumes.
Na Escola de Educação Infantil Caic, os professores de duas turmas estão ensinando os alunos a plantar e cuidar do desenvolvimento de uma horta estudantil. A ideia é a mesma do Projeto Bagunça na Cozinha, só que a proposta é mais abrangente, pois foca o processo desde a sua origem.
De acordo com as professoras Roselaine Nascimento e Roselen Ferreira, 33 crianças das Turmas A e B do jardim participam do projeto. A média de idade dos alunos é de 4 a e 5 anos. São elas próprias as responsáveis pela organização da horta desenvolvida com o plantio de mudinhas em garrafas pet.
Na visitação, realizada na quarta-feira (05/06), o secretário da Agricultura, João Francisco Cunha, mostrou como funciona o processo de plantio e doação de mudas para a comunidade. “É muito importante este trabalho para desenvolver o senso de conscientização de nossas crianças para a importância da agricultura, mas, acima de tudo, o quanto é importante para a confecção de alimentos saudáveis para a qualidade de uma alimentação balanceada”.
A Secretaria da Agricultura doou mudas de legumes e verduras para a produção da horta estudantil. Segundo a nutricionista do município, Nara Gonçalves, o objetivo principal do Projeto Bagunça na Cozinha é estender bons hábitos alimentares. “Sem contar que, aquilo que as crianças aprendem na escola, levam também para o seio familiar, sendo assim, o hábito de ingerir alimentos saudáveis chega também às famílias dessas crianças”, concluiu.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.