Operação Transporte Escolar Seguro intensifica fiscalização em 30 escolas de Santa Maria
Santa Maria - A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) intensificou, desde o dia 6 deste mês, a Operação Transporte Escolar Seguro, com blitze em diversos locais da cidade, visando a fiscalização deste tipo de transporte no município. Até o momento já foram realizadas operações em 11 escolas, com 76 veículos abordados, resultando em 15 notificações, incluindo três remoções.
As notificações, realizadas por fiscais da Gerência de Transportes e da Gerência de Trânsito da SMU, se referem ao Selo de Vistoria, vencido ou pela falta do documento; Licença Individual para atividade, vencida ou faltando; e Autorização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), com prazo de validade vencido.
Nas abordagens, além da documentação pertinente à modalidade, são verificadas as demais condições do veículo e do transporte dos alunos, como estado dos pneus e a presença e uso do cinto de segurança pelos passageiros e motoristas. As ações são realizadas em frente a escolas, com o apoio de agentes de trânsito, em todos os eventos de fiscalização. Até o momento já foram visitadas nove escolas, do total de 30 programadas para a Operação Transporte Escolar Seguro. Estão incluídas no cronograma da ação instituições de ensino das redes municipal, estadual, particular e creches da cidade e dos distritos.
A Operação não tem data para encerrar, segundo o titular da pasta da Mobilidade Urbana, Miguel Passini, irá se estender até atingir todas as escolas do município. Passini também informa que estão programadas ações nesta modalidade de transporte até o final do ano letivo, inclusive em escolas do interior. “O objetivo deste trabalho é dar segurança aos alunos e tranquilidade aos pais, para que eles tenham certeza de que estão contratando um transporte seguro e apto para seus filhos”, explica o secretário.
O secretário de Mobilidade Urbana acrescenta ainda que a tolerância é zero. “Está irregular recolhe o veículo, como determina a lei”, adverte Passini. A vistoria é realizada a cada seis meses, para carros recentes (semi-novos), e, trimestralmente, para carros com mais de seis anos. O procedimento deve ser encaminhado junto à Secretaria de Mobilidade Urbana.
Nesta quinta-feira (15), no início do turno escolar da tarde, a Operação Transporte Escolar Seguro agiu em frente ao Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, na Rua Conde de Porto Alegre, no centro da cidade. Outras instituições já passaram pela vistoria, como os colégios particulares Nossa Senhora de Fátima, Medianeira e Marista Santa Maria; os estaduais Édson Figueiredo, Coronel Pillar e João Belém; e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Duque de Caxias.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581