Coluna-Ponto-de-Vista-2

Recomeço das obras das barragens foi tratada durante audiência pública em São Gabriel

O Poder Executivo discutiu com representantes dos Poderes Legislativos do Município e do Estado e ainda com representações de entidades e da comunidade, em Audiência Pública na manhã desta sexta-feira (23), a retomada das obras de construção das Barragens do Jaguari e do Taquarembó. O evento foi organizado pela Assembleia Legislativa do Estado a pedido do deputado estadual Frederico Antunes (PP). A reunião contou com a participação do prefeito Roque Montagner, do vice-prefeito Evandro Obaldia Guedes, do secretário estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luis Carlos Busato, do Promotor de Justiça Fernando Andrade Neves, do também deputado estadual Jorge Pozzobon (PSDB) e da presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Sandra Xarão (PT).
O prefeito Roque Montagner destacou a importância da retomada das obras, ambas consideradas essenciais para o desenvolvimento dos municípios da região, em especial, São Gabriel. “Trata-se de um momento especial para o desenvolvimento de São Gabriel, Lavras do Sul, Dom Pedrito e Rosário do Sul, bem como de toda a nossa região, beneficiando centenas de produtores”.
Montagner destacou a atenção especial do governador Tarso Genro que, segundo o prefeito, articulou junto ao Governo Dilma a liberação de recursos necessários para o recomeço das obras. Ele também reconheceu a participação dos deputados estaduais e da bancada gaúcha na Câmara Federal, os quais ele mencionou como parceiros na conquista desta demanda.
O prefeito destacou ainda outro fator importante com a retomada das obras: a geração de empregos. Conforme ele, será utilizada mão de obra de todos os municípios envolvidos. Ele anunciou um investimento de R$ 151 milhões do Governo Dilma e R$ 1 milhão do Governo Tarso na conclusão das duas barragens.

ESTRADAS – O prefeito informou que a empresa Construbrás está recuperando a estrada RS 473. A demanda foi apresentada ao secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Caleb de Oliveira, que determinou a contratação emergencial da referida empresa, permitindo que fossem colocadas 500 cargas de material nos trechos mais problemáticos da rodovia. De acordo com Montagner, nos próximos dias uma nova frente de trabalho será instalada na RS 630, “sendo de vital importância para as obras da Barragem do Jaguari, para a população que utiliza a RS e para os produtores”, finalizou.
Também participaram da Audiência Pública das Barragens o vice-presidente da Farsul, Tarso Teixeira; vereadores Marcos Vieira, Dórian Bragança, Antônio Devair Moreira, Sildo Cabreira, Caio Rocha, Adão Santana e Paulo Sérgio Barros; presidente do Comitê da Bacia do Rio Santa Maria , Roberto Carvalho; representante da Associação dos Usuários da Bacia do Rio Santa Maria, João Francisco Giuliani; Unipampa, professor Rafael Cruz; vice-presidente da Federarroz, Ivo Mello; e Presidente do Sindicato Rural de Rosário do Sul, Airton Marçal.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.