Textículos do Mário Mércio
Colunista do blog
VACACAÍ: UM RIO CAUDALOSO?
Singra São Gabriel um rio caudaloso, dos mais importantes para nossa economia e sobrevivência. Quem ainda nãos se banhou ou pescou em suas limpadas águas? Ele corta a cidade e estranhamente, por deficiência dos governantes inoperantes e irresponsáveis ele é acusado de invadir casas e plantações, quando há enchente. Mas daí fica a eterna pergunta: é o rio que invade as casas ou as casas que invadem o rio?
Vejo notícias contraditórias nos blogs e imprensa de minha cidade e culpam o Rio Vacacaí pelo flagelo cometido contra centenas de moradores e vias públicas, mas na verdade é que sua bacia é a invadida, por consequência de suas águas espraiadas no seu legítimo leito.
O fundador da cidade D.Felix de Azara fundou São Gabriel no Morro do Batovi, mas como diz o poeta Edilberto Teixeira num verso, “ Depois veio para aqui, fundar a história mui cara”.
Nosso historiador mor, Ten.Osório Santana Figueiredo tem boas explicações para esta mudança de localidade, mas nada justifica a invasão de sua bacia. Portanto, urge às autoridades municipais dos três poderes e imprensa combaterem sistematicamente esta invasão, evitando assim novo flagelo de pessoas menos avisadas, sem cultura e quiçá abandonadas pela própria sorte, que equivocadamente ali se instalarem na ânsia de um lugar ao sol, mas que na verdade encontram, vezes outras, um lugar nas águas perigosas e nem tão caudalosas de nosso rio maior.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581