Textículos do Mário Mércio
Mário Mércio
Colunista do blog
O QUE UMA CRIANÇA PRECISA?
Uma criança precisa de amor dos pais e de todos que estão em sua volta. Desde a tenra idade ela nos vê como seus heróis, aos poucos isso vai se desvanecendo, pois observa que não somos tão infalíveis assim.
Mas chegando ao DIA DA CRIANÇA, 12 de OUTUBRO, como escritor e sabendo, por isso mesmo, a importância das letras em nossa vida sugiro aos pais que compre livros adequados a seus filhos. Hoje temos todo tipo de livro, desde para bebês onde uns de pano que se assemelham a uma almofada, onde a criança pode aprender o ritual de virar páginas, assim como receberá estímulos de tato, audição, visão e olfato. Na sequência, tem livros para todas as idades, com ilustrações, alto-relevo, e recursos que os assemelham aos brinquedos que se dispõem atualmente, os tornando mais atrativos.
Os pais mais interessados podem ler historinhas a seus filhos antes de dormir e num feriado ou domingo, em família, contar o que leu na semana e o casal questionar a história, fazendo-a interessante aos olhos do filho. Os pais podem mudar de voz, fazendo entonações para ser agradável à criança que, não parece, mas está atenta. Isso possibilita uma nova experiência com a leitura e desenvolve a criatividade e a imaginação do filho.
A criança que tem contato com os livros desde cedo é estimulada a criar cenários, personagens, histórias e ai começa a despertar suas primeiras indagações, curiosidades e perguntando, acaba sabendo, um saber que dificilmente esquecerá. Aumenta seu repertório de vocábulos, expande referências e amplia a comunicação com os outros e logo quando começar as aulas, ela terá muito mais facilidade no domínio da língua e da escrita. O gosto pelos livros ficará latente em sua personalidade desde cedo e será para sempre. Esta criança já terá meio caminho trilhado em sua vida, granjeado pelo saber.
Não espere pela pré-escola, o ensino em casa é muito importante.
Hoje em dia o mercado editorial possui publicações para crianças de todas as idades.
Quando um menino começa a se interessar pelo mágico mundo dos livros, todo pai pode ter certeza que está no caminho certo. Se ao entrar numa livraria a reação dele é como se estivesse numa loja de brinquedos, podemos nos sentir gratificados.
Aqui no FB é fácil ver quem lê e quem gosta de leitura, basta ver seus comentários, concordando ou não, postulando, inquerindo ou louvando o texto. Quem não lê, só curte, mas não sabe desenvolver um assunto, réplica ou tréplica do que lê.
Só assim, poderemos na admirável Terra das Letras- diz a escritora Ana Cecília Romeu- Nos permitir construir um reino soberano, partilhando com quem mais amamos.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581