Coluna-Ponto-de-Vista-2

CNH Social: interessados no benefício devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social, até a próxima segunda

Santa Maria - A prefeitura informa que os santa-marienses, interessados em concorrer ao benefício de gratuidade do “Programa CNH Social”, devem se habilitar junto à Secretaria de Desenvolvimento Social, até a próxima segunda-feira (25). Isso porque, o número de registro para a solicitação do benefício, junto ao Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal, pode levar até cinco dias úteis para ser gerado, enquanto o pedido para a carteira de habilitação encerra no dia 29 deste mês, nos Centros de Formação de Condutores (CFC’s).
Em virtude disso, nesta quinta-feira (21), serão atendidas as pessoas que já retiraram as senhas junto à secretaria. E, na sexta-feira (22), o atendimento volta ao normal, das 7h às 13h. “O pedido de carteiras de motoristas gratuitas podem ser feitas até o dia 29 deste mês. Então, para dar tempo, e ninguém ser prejudicado, estamos fazendo uma força-tarefa para realizar estes cadastros. Caso contrário, as pessoas não terão tempo hábil de solicitar suas carteiras junto aos CFC’s”, explica a secretária Margarida Mayer.
Para fazer o Cadastro Único, os interessados devem procurar a sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, na Rua Pinheiro Machado, número 2553, munidos da documentação original de todos os membros que compõe a unidade familiar – RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de trabalho, Certidão de Nascimento dos menores de 18 anos e comprovante de residência. 
Entenda
O Programa CNH Social tem como finalidade possibilitar o acesso gratuito aos serviços de habilitação para conduzir veículos automotores. A secretaria esclarece que terão direito ao benefício pessoas com renda familiar de até três salários mínimos e que possuam Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). As inscrições no programa serão realizadas pelos Centros de Formação de Condutores (CFC). No ato de inscrição, os interessados devem informar o Número de Identificação Social (NIS) do CadÚnico.
O processo seletivo dos candidatos aptos ao programa divide-se em três etapas: inscrição, seleção e homologação dos dados cadastrais, sendo a seleção feita por meio de sorteio dos inscritos, que será realizado no dia 11 de dezembro, pelo Detran/RS. Os selecionados serão isentos do pagamento de todas as taxas para a habilitação, dos exames médicos e psicológicos, do curso teórico, do curso prático de direção veicular e locação de veículo, e também dos exames teórico e prático.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.