Grupo de observadores pesquisa avifauna em reserva ecológica de São Gabriel
O Grupo de Observadores de Aves de São Gabriel (GOA-SG), coordenado por pesquisadores do Campus São Gabriel da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), realiza um projeto de observação e identificação de aves da reserva ecológica de São Gabriel, Sanga da Bica, que vai dimensionar a diversidade da avifauna na localidade.
O grupo iniciou as atividades em fevereiro deste ano e é composto pelos professores Rafael Cruz e Eduardo Pagel, pelos acadêmicos Brisa Marciniak, Fabrício Lopes, Lenise Souza e Thuani Martins, e pelos alunos do Ensino Médio José Paulo Dias, do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de São Gabriel, e Luciano Marques, da Escola Estadual de Ensino Médio João Pedro Nunes).
A pesquisa inclui a área da Reserva Biológica, sítio de importância histórica e ambiental de São Gabriel, que possui suas nascentes na área central da cidade e desemboca no Rio Vacacaí. O intuito do trabalho é levantar a diversidade de espécies do local, através de análises quantitativas e qualitativas. Os métodos utilizados para as observações envolvem anotações, registros fotográficos e gravações de localização das aves, que vivem ao longo do traçado da sanga, desde a sua nascente até a confluência com o Vacacaí. As observações são feitas ao nascer do sol em nove pontos, distantes uns dos outros cerca de 200 metros.
SUGESTÃO DE FOTOLEGENDA: O bem-te-vi (Pintangus sulphuratus) e o balança-rabo-de-máscara (Polioptila dumicola) estão entre as
aves identificadas pelo GOA-SG (Fotos: Luciano Marques Lopes e José Paulo Souto Dias)
Até o momento já foram identificadas 34 famílias e 55 espécies. Entre as famílias mais numerosas estãoTyrannidae, Columbidae e Furnariidae e as espécies em maiores quantidades são a pomba-de-bando (Zenaida auriculata), caturrita (Myiopsitta monachus), bem-te-vi (Pitangus sulphuratus) e joão-de-barro (Furnarius rufus). Também foram observados exemplares do pé-vermelho (Amazonetta brasiliensis), falcão-peregrino (Falco peregrinus) e socó-boi (Tigrisoma lineatum).
Conforme o professor Rafael Cabral Cruz, os dados obtidos serão destinados a apresentações em eventos científicos, para fins de trabalho com escolas e grupos observadores de São Gabriel. Uma primeira apresentação dos dados preliminares foi feita durante a quinta edição do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE 2013). A publicação dos resultados deve ocorrer em 2014, com a publicação de artigos em revistas científicas. O GOA-SG também deve apresentar dados da pesquisa em aula inaugural no Colégio Tiradentes, em 2014. Além disso, o levantamento será direcionado para discussão do plano de manejo da futura Unidade de Conservação que será implantado na Sanga da Bica.
O GOA-SG está aberto para a participação de voluntários. Para se informar sobre como participar, o contato é o e-mail rafaelcruz@unipampa.edu.br.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581