Coluna-Ponto-de-Vista-1

Mamamóvel realiza 160 exames

Rosário do Sul - Desde o último dia, 26, em frente à Praça Borges de Medeiros, encontra-se a Unidade Móvel do IMAMA, (caminhão equipado com mamógrafo) que circula pelas cidades do interior do Estado para facilitar o acesso das mulheres à mamografia e às informações sobre a importância do diagnóstico precoce.
No total estarão sendo realizadas até a manhã desta sexta-feira, 29, 160 mamografias extras que foram disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde no mês de outubro, um investimento de R$11.520,00 (onze mil quinhentos e vinte reais). Os resultados dos exames estarão disponíveis em um prazo máximo de 40 dias, e se diagnosticada alguma alteração, esse prazo é reduzido para um período de até 10 dias.
Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Sandra Amaral, mensalmente são ofertadas 50 mamografias pelo Sistema Único de Saúde (SUS), uma forma de prevenir e diagnosticar o câncer de mama.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), revelam ainda, que o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos novos casos a cada ano no Brasil.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.