Coluna-Ponto-de-Vista-2

Miscelânea digital

Airton Bittencourt

Colunista do blog

Plácido de Castro

José Plácido de Castro nasceu em São Gabriel/RS em 9 de Setembro de 1873 e veio a falecer em Seringal Benfica, 11 de agosto de 1908. Foi político e militar brasileiro, líder da Revolução Acreana e que governou oEstado Independente do Acre. Filho do capitão Prudente da Fonseca Castro, veterano das campanhas do Uruguai e Paraguai, e de Dona Zeferina de Oliveira Castro.
Descendente de família cristã, recebeu no seu batismo o nome do avô José Plácido de Castro, major paulista que, após combater na Campanha Cisplatina, trocou o chão paulista pelo do Rio Grande do Sul.Um de seus bisavós, Joaquim José Domingues,foi companheiro de Borges do Canto, na conquista das Missões em 1801, quando este território foi incorporado ao território brasileiro.
O herói rio-grandense foi covardemente assassinado, aos 35 anos de idade, ficando esse crime para sempre impune. Próximo à propriedade do seu assassino, erguido pelos fiéis amigos de Plácido de Castro, há um pedaço de mármore assinalando o local da emboscada. Seus ossos, porém, foram sepultados logo à entrada do Cemitério da Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre. Na fronte do pedestal, a família fez questão de deixar gravados, um a um, nome e sobrenome dos seus catorze carrascos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.