Sobrado da Praça será inaugurado no primeiro semestre de 2014
Ponto turístico e parte da história do Município, o “Sobrado da Praça”, onde Tomás Ferreira Vale hospedou o Imperador D. Pedro II, em 1846, vai reabrir as portas para a comunidade de São Gabriel. A inauguração do prédio está marcada para o primeiro semestre de 2014. O prefeito Roque Montagner, em reunião com a direção do Instituto Cultural e Educacional Harmonia Gabrielense, definiu os detalhes para a inauguração do prédio e das novas sedes do Conservatório Municipal e Biblioteca Pública Municipal, que funcionarão junto ao Sobrado. Aliás, o acervo da Biblioteca passará a contar com inclusão de mais 1.500 livros e uma coleção de LP´s e CD´s doados pelo crítico de artes Luiz Carlos Lisboa ao Instituto Gabrielense através da presidente Jenny Chagas.
De acordo com o prefeito, o “Sobrado da Praça” além da atração histórica, também terá duas salas para exposições e uma estrutura moderna para atender com qualidade o turista. Uma das novidades é a instalação de um elevador para deficientes físicos. Construído em 1826 o “Sobrado da Praça” teve como primeiros habitantes uma família de açorianos. O projeto de restauração foi proposto pelo Instituto Gabrielense e idealizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), contando com o apoio do BNDES, através do Programa Nacional de Apoio à Cultura do Ministério da Cultura (PRONAC). A obra está orçada em R$ 1.536.644,25.
A aquisição do imóvel, ainda em dependência de pagamento, avaliado na época pela Secretaria de Obras em R$ 400.971,00, foi em 2010 e o valor dividido em 12 parcelas a partir de janeiro de 2011. A aquisição permitiu a realização do projeto de restauração.Participaram da reunião o Chefe de Gabinete Luis Pires; o secretário de Obras, Felipe Abib; o assessor da Secretaria de Turismo, Jovani Cesar; a presidente do Instituto Cultural e Educacional Harmonia Gabrielense; Jenny Chagas; e o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Sérgio Amann.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581