Governador e prefeito lançam o RS Mais Igual que vai beneficiar 600 famílias em São Gabriel
A partir de janeiro, 600 famílias de São Gabriel classificadas como baixa renda contarão com a complementação de renda do RS Mais Igual. O lançamento do programa aconteceu na manhã deste sábado (14), na Escola Ginásio São Gabriel, durante a 35ª edição da Caravana da Inclusão Social no interior do Estado. O governador Tarso Genro e o secretário da Casa Civil, Carlos Pestana, acompanhados do prefeito Roque Montagner e do vice Evandro Obaldia Guedes, participaram do evento, que ainda reuniu o líder do governo na Assembléia Legislativa do RS, Valdeci Oliveira, vereadores e secretários. Em todo o Rio Grande do Sul serão beneficiadas com o programa mais de 6.700 famílias.
O RS Mais Igual nasce com a missão de derrubar o pessimismo de quem ainda não consegue acreditar no resultados do Bolsa Família. Segundo o governador Tarso Genro, o programa já tem adversários que definem ele como uma proposta improdutiva. Alheio a isso, o governador comemora o sucesso alcançando nestes primeiros meses. E como o RS Mais Igual é uma complementação do Bolsa Família, ele lembra dos primeiros passos do programa federal, quando Lula o lançou e foi chamado de demagogo. Hoje, com o resultados nas mãos, Tarso Genro defende a extensão do programa: "o governo tem que ampliar para melhorar a renda familiar. Aí, as pessoas vão ter condições de comprar, adquirir bens e melhorar a qualidade de vida".
Segundo o governador, o cidadão não deve ter vergonha de ser pobre: "quem tem que ter vergonha é quem não faz nada pra mudar isso". Alinhado ao plano Brasil Sem Miséria, o RS Mais Igual vai garantir uma renda mensal de R$ 100 per capita aos beneficiários do Bolsa Família com crianças de até seis anos. Assim como no programa federal, o RS Mais Igual tem como titular do cartão, preferencialmente, as mulheres chefes de família.
O prefeito Roque Montagner disse que as famílias beneficiadas vão assumir uma posição de dignidade na sociedade. Ele parabenizou os organizadores do evento e destacou o apoio do deputado Valdeci Oliveira, a quem ele chamou de companheiro em todos os momentos, e de Tarso Genro, conforme ele, parceiro do governo e de São Gabriel. "Sei que o senhor sente na pele o que é ser gestor", comentou, se referindo as dificuldades encontradas na gestão do Estado em 2013, com adversidades climáticas e queda de receita, semelhante ao que aconteceu em São Gabriel no mesmo período. Montagner, mesmo assim, avaliou como positivo o trabalho da administração aliado com as três esferas de governo. "Conseguimos em um ano, mais que qualquer governo já conseguiu em quatro anos para São Gabriel", argumentou.
Durante o evento foi assinado pelo governador, pelo secretário estadual adjunto de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Germano Dalla Valentina (representando Luiz Carlos Busato) e pelo prefeito Roque Montagner o convênio que integra o Programa Estradas do Desenvolvimento. O Programa contempla a cedência de horas máquina às comunidades de três assentamentos de São Gabriel da seguinte forma: 600 horas de caminhão, 180 horas de escavadeira hidráulica e 200 horas de retroescavadeira com o investimento de R$ 142.200,00 e contrapartida do Município de 230 horas/máquina de motoniveladora para a recuperação de 32 quilômetros de estrada.
SÍMBOLO DO PROGRAMA – A dona de casa Sabrina Oliveira recebeu o cartão das mãos do prefeito Roque Montagner. Sabrina disse: "a partir de hoje vou proporcionar uma vida melhor para os meus filhos”. Ela representou os beneficiários que estavam na platéia e os demais que não puderam estar presente ao evento.
O secretário de Assistência Social, Cléber Giovane da Silveira, fez uma análise das ações desenvolvidas pela Pasta e garantiu que a proposta da administração municipal é combater a miséria (literalmente), inserindo a população carente em programas que possam dar melhores condições de vida. "Não descansaremos enquanto não visualizarmos a nossa população bem assistida", finalizou.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581