Governo do Estado: PDT define candidatura própria
![]() |
Deputado Federal Vieira da Cunha será o candidato do PDT ao Piratini |
O PDT gaúcho, partido que compõe a base aliada do governo Tarso Genro, decidiu neste sábado, na sua pré-convenção, ter candidatura própria ao Piratini nas eleições de 2014. Foram 476 votos favoráveis e 313 contrários.
O deputado federal Vieira da Cunha foi escolhido para encabeçar a chapa do partido. Ele derrotou o ex-deputado Aldo Pinto por 597 a 192, com 40 votos brancos e dois nulos.
Reunidos desde a manhã no auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa, centenas de membros do partido ouviram, a partir das 10h, discursos a favor da permanência no governo e da saída em prol de uma candidatura própria.
A seguir, procedeu-se à votação, que foi feita de forma secreta. Os filiados votaram em duas cédulas: numa, optavam entre a candidatura própria e a coligação com o PT em 2014 e, na outra, escolhiam entre os nomes de Vieira da Cunha e Aldo Pinto para disputar o Piratini.
Depois da apuração dos votos, concluída por volta das 15h, Vieira discursou e, a seguir, estava prevista a aclamação do jornalista Lasier Martins como candidato da sigla ao Senado.
A decisão já repercutiu aqui em São Gabriel. Nas redes sociais, o ex-vereador e atual funcionário da Prefeitura de Porto Alegre, Artur Goularte, já comemorava a decisão. Com isso o bloco do PDT, liderado pelo ex-prefeito Rossano Gonçalves terá candidatura para pedir voto em 2014, visto que caso o partido seguisse apoiando o PT, o ex-prefeito e ex-deputado não pediria votos ao atual governador.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581