Coluna-Ponto-de-Vista-1

Miscelânea digital


Airton Bittencourt
Colunista do blog

Natal: mantendo a tradição dos presentes e caprichando nos vinhos da ceia.

25 de dezembro é uma data muito importante nas Américas, Oceania, parte da Europa e algumas nações da África e da Ásia.
É Natal, dia do nascimento de Jesus, a maior celebração para os cristãos. E por conta disso, dezembro é tradicionalmente um mês de muito corre-corre , para preparar a casa, planejar a ceia e comprar presentes!
A tradição de presentear é polêmica! Uma das versões atribui aos Reis Magos, Baltazar, Belchior e Gaspar, esse costume. Eles teriam visitado o menino Jesus , após o seu nascimento, levando ouro, mirra e incenso. Outra versão sustenta que o costume tem a ver com a Saturnália, festa pagã em homenagem ao Deus Saturno, quando as pessoas saiam para as ruas e trocavam presentes. Impossível pensar em presentes de Natal e não lembrar do simpático Papai Noel. O bom velhinho seria o bispo turco Nicolau, nascido em 280 D.C., que ajudava as pessoas pobres, deixando sacos de moedas nas chaminés das casas. Um costume que ganha força é a do amigo secreto, que surgiu na Escandinávia, em 1929, quando as pessoas não tinham dinheiro para presentear todo mundo. Seja como for, o Natal tem na troca de presentes uma simbologia de doação e de afeto , uma tradição que se mantém até hoje, alegrando crianças e adultos.



Além da distribuição dos presentes, a ceia é o outro ponto alto das festas natalinas. É o momento de caprichar na escolha dos vinhos e espumantes, lembrando que a sua harmonização com os alimentos realça e potencializa os sabores e os aromas, tornando a ceia ainda mais especial! Para acompanhar o tradicional peru ou chester, a sugestão é um Merlot Reserva, um Cabernet Sauvignon, um Bordeaux tinto ou um Chardonnay do Novo Mundo. Quem serve bacalhau com azeite e batatas deve comprar um tinto seco frutado, com pouco tanino. Para o lombo ou pernil, escolha um tinto seco, maduro e de bom corpo. O tender vai bem com um tinto leve, como um Bourgogne, Shiraz do Novo Mundo, Bardolino ou Chianti italianos. E não esqueça dos espumantes (Moscatel ou Asti) para harmonizar com o Panetone de frutas cristalizadas ou de chocolate. Lembre-se de que vinhos também continuam sendo uma ótima opção de presente de Natal! Capriche na escolha e Boas Festas!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.