Prefeitura vai investir mais de R$ 1 milhão e 328 mil em Estação de Tratamento de Esgoto na Vila Santa Clara
Foi anunciado no sábado passado (28) pelo prefeito Roque Montagner, em reunião com moradores da zona sul de São Gabriel, a implantação de um sistema de esgotamento sanitário, rede de esgoto cloacal e construção de uma Estação de Tratamento (ETE) e leito de secagem na Vila Santa Clara. A obra, orçada em mais de R$ 1 milhão e 238 mil, está inserida no Programa Saneamento Para Todos, e já é considerada uma das maiores conquistas da administração municipal, tendo em vista se tratar de uma reivindicação histórica para aquela comunidade.
O Programa Saneamento para Todos é uma ação do Governo Federal que tem por objetivo promover a melhoria das condições de saúde e da qualidade de vida da população. Reúne ações integradas e articuladas de saneamento básico no âmbito urbano com outras políticas setoriais, por meio de empreendimentos financiados nos setores públicos ou privados.
Para o prefeito, a obra é uma prioridade. “Trata-se de uma comunidade importante e que não vinha sendo contemplada com ações de desenvolvimento urbano. Sem falar que saneamento básico é questão de saúde pública”, comentou.
Definida através do Novo Plano Diretor como Núcleo Urbano Autônomo, a Vila Santa Clara acabou ficando fora da área de abrangência de obras da concessionária São Gabriel Saneamento, responsável pela gestão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por não pertencer ao perímetro urbano. O secretário de Obras, Felipe Abib, confirmou a empresa Benefatto Construtora Ltda, de Palmitos (SC), na execução do projeto, que tem previsão de conclusão em setembro deste ano.
A obra da Vila Santa Clara chegou a ser divulgada em 2008, parando ainda na fase preliminar, pois a empresa responsável, na época, justificou não ter condições de dar continuidade ao projeto. A retomada, em 2014, é resultado de encaminhamento de projetos para Brasília e do bom relacionamento do governo municipal com o Governo Federal (Ministério das Cidades).
Disk-notícia:(55)9 9664.2581