Textículos de Mário Mércio
Colunista do blog
MAUS MOTORISTAS OU MOTORISTAS MAUS?
Eis a grande questão!
Fiquei abismado ao ver o numero de mortes e acidentes neste final de ano. 162 mortes é uma carnificina esse nosso trânsito. Mais de 1500 acidentes, milhares de multas, etc. Sim algo precisa ser feito, mas não é uma resolução do Detran ou Contran, que vai mudar isso.
Nossas estradas são violentas porque nossa SOCIEDADE é uma fábrica de loucos -- disse alguém. Somos educados desde pequenos a competir, impulsionados à vitória. Torcemos pelo nosso time com fervor e ficamos tristes quando perdemos e ufanamo-nos na vitória, o título. Depois no emprego somos incentivados a produzir e vencer o concorrente, a qualquer custo. Triunfar de qualquer jeito. Ai quando compramos um carro e saímos por ai, demonstrando exatamente aquilo que aprendemos a vida toda: disputar, vencer, correr, ser o melhor.
Meu velho e falecido pai, dentro de sua cultura e inteligência me dizia: --“Queres conhecer uma pessoa? Joga com ela.” No jogo as pessoas mostram seu caráter. Hoje em dia eu completaria: -“Veja-a dirigindo”. Uma pessoa dirigindo mostra sua verdadeira personalidade. Logo os psicólogos sairão por ai dirigindo com os candidatos, para poder selecioná-los a empregos.
São os efeitos colaterais das mensagens que recebemos durante toda a vida em casa e na sociedade que vivemos: competitiva.
Prazer e sucesso a qualquer custo e os outros que se danem.
Conscientizar os motoristas, chamando-os para o bom senso e muito treinamento, ou muita multa, sem piedade. A dor (no bolso) ensina a gemer. E lugar de louco é no hospício e de mau caráter é na cadeia.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581