Coluna-Ponto-de-Vista-1

Exposição "Das Brizoletas ao CIEP" recebe bom público na Praça Dr. Fernando Abbott

Nesta quarta-feira, 26, a Praça Dr. Fernando Abbott recebeu a exposição Exposição "Das Brizoletas ao CIEP", que mostra a vida e obra do líder político Leonel Brizola, falecido em 2004. A mostra foi organizada pelo Gabinete da Deputada Estadual Juliana Brizola e pela Juventude Socialista do PDT gaúcho.
Em São Gabriel, a mostra foi organizado pelo advogado Solano Costa e Diego Santos, este da JS-PDT, e trouxe a história da educação nos Governos do líder trabalhista, que começou nas "brizoletas" (pequenas escolas espalhadas pelo Rio Grande) e foi até os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), implementados no Rio de Janeiro durante suas gestões. A ideia foi aplicada também por Alceu Collares, em seu Governo no RS.
Painéis com os históricos de Brizola, Darcy Ribeiro e do arquiteto Oscar Niemeyer - projetista dos CIEPs - foram expostos na Praça. Um deles era localizado no Sambódromo do Rio de Janeiro. A comunidade pode conferir a mostra, que ainda contém dois painéis com depoimentos dos jornalistas Ricardo Boechat e do gaúcho Caco Barcellos, que estudou em uma "brizoleta". A mostra segue para Rosário nesta sexta e Alegrete, no sábado e domingo.


SAIBA MAIS
A Exposição Histórica "Das Brizoletas ao CIEP" é uma composição de fotos, documentos e imagens das 6.302 escolas que Leonel Brizola construiu no seu mandato como governador do Rio Grande do Sul entre 1959 e 1963, popularizadas como Brizoletas. Além disso, demonstra o processo de criação do projeto dos CIEPs no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, durante o governo de Alceu Collares.
Durante a exposição, foi disponibilizada aos visitantes a Cartilha de Tempo Integral, documento que sintetiza os princípios e os objetivos do projeto educacional que surgiu no primeiro mandato de Leonel Brizola no Rio de Janeiro, entre 1983 e 1987, e que resultou na entrega de mais de 500 CIEPs ao final do segundo mandato, entre 1991 e 1994, naquele Estado.
Com a exposição e a cartilha, a Deputada Juliana Brizola pretende resgatar para as novas gerações o compromisso de um governante para com a educação, oferecendo um documento que aproxime a sociedade do projeto da escola de tempo integral, idealizado por Leonel Brizola, Darcy Ribeiro e Oscar Niemeyer. Além disso, o material deve servir como guia de auxílio a gestores públicos, orientando-os no processo de implementação dos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) em seus municípios. 

Confira mais fotos do evento:
Tecnologia do Blogger.