Coluna-Ponto-de-Vista-1

Projeto “Olhares Plurais sobre o Meio Ambiente” é encerrado com entrega de certificados

Um projeto que encontrou nas crianças aliados importantes para os cuidados com o meio ambiente. Foi por meio da escrita e da fotografia, que os alunos dos 3º e 4º anos das escolas municipais expressaram o que pensam sobre a natureza e a importância de sua preservação. A “explosão” de olhares diferenciados sobre o tema foi impresso em uma coletânea, composta por 18 textos feitos pelos alunos e impressa, originalmente, na publicação “Somos Todos Ambiente, Somos Todos Terra” editado pela Secretaria Municipal de Educação. As fotos também feitas pelos alunos foram expostas no saguão da prefeitura. Na manhã da última terça-feira, 17, os autores das redações e das fotografias foram homenageados e receberam certificados de Menção Honrosa. O prefeito Roque Montagner destacou a importância do projeto, “este é um momento significativo para se fortalecer a consciência ecológica de sustentabilidade em direção a um futuro diferente, um futuro de conservação do meio ambiente”.
A aluna Danieli Farias de Menezes, da Escola Marechal Deodoro da Fonseca, deixa claro o que aprendeu, “precisamos cuidar do pulmão do mundo, precisamos viver melhor e proteger a todos nós, por isso que é necessário cuidar da água dos rios, separar o lixo”, diz a menina de 10 anos que tem seu texto publicado na coletânea de redações. O jeito diferente de trabalhar o meio ambiente também foi destacado pela Bióloga da SEME, Juliane Munhoz que coordenou as ações do projeto. “Conseguimos envolver todos os alunos, os que não estão aqui recebendo certificados, também participaram das discussões, das conversas e das demais atividades que envolveram a Semana do Meio Ambiente dentro e fora das escolas”.
Para o prefeito Roque Montagner, projetos como esse são um reforço a uma consciência natural dos estudantes. “O meio ambiente fala por si só. Nas mudanças de estação é perceptível a comunicação da natureza e essa nova geração, já nasce com essa consciência, inclusive, orientando pai e mãe para cuidarem do meio ambiente. Estão de parabéns a Secretaria de Educação, os professores e os alunos por esse belo trabalho”, finalizou o prefeito que entregou os certificados aos alunos. A secretária de Educação, Nilvanês Jobim, foi representada pela diretora administrativa da SEME, Branca Wiesel.
Tecnologia do Blogger.