Coluna-Ponto-de-Vista-1

Estação de Tratamento de água de São Gabriel opera com novo sistema

SGS implanta novo método que controla qualidade da água em tempo real
Desde a última semana a Estação de Tratamento de Água (ETA) de São Gabriel - RS, localizada na Vila Maria, opera com um novo sistema de análise e controle dos parâmetros da qualidade da água de São Gabriel.
A São Gabriel Saneamento, concessionária responsável pelos serviços, implantou diversos equipamentos, dentre os mais modernos, importados da Alemanha, da marca ProMinent, que são analisadores de processo, com a funcionalidade de analisar em tempo real os parâmetros de pH, turbidez, cloro e flúor desde a entrada de água bruta na ETA até a saída do tratamento.
“Este novo sistema de medição faz com que tenhamos uma maior garantia por parte de nossos operadores no que tange os parâmetros analisados, pois além dos testes realizados em laboratório, estes vem para ratificar nossos resultados, além de auxiliar em tomadas de decisão mais rápidas e eficazes, tais como aumento ou diminuição de dosagens, assim conseguimos garantir uma maior qualidade da água para nossos clientes“, explica o Químico Industrial Etiel da Silva Pereira, responsável pelo setor de Produção da São Gabriel Saneamento.
A modernização da Estação de Tratamento de Água de São Gabriel faz parte do cronograma de investimentos da ordem de R$ 43 milhões de reais, conquistados junto a Caixa Econômica Federal, pela São Gabriel Saneamento, que estão sendo aplicados em melhorias na infraestrutura de saneamento da cidade.
“Esse novo sistema faz parte do Plano de Automação e Telemetria da ETA que é apenas uma parte do cronograma de investimento, que ainda prevê muitas outras obras de melhorias no sistema de abastecimento de água. Algumas delas já estão em andamento, a exemplo dos Bairros Independência e Bom Fim, que terão suas redes de abastecimento reforçadas com a conclusão dos trabalhos em breve”, declara Rodolpho Toninello, Coordenador da São Gabriel Saneamento.
Tecnologia do Blogger.