Coluna-Ponto-de-Vista-1

Governo Municipal prestigia solenidade militar alusiva ao Dia Internacional dos Peacekeepers

Uma solenidade militar reunindo as três unidades militares de São Gabriel 9º Regimento de Cavalaria Blindado (9º RCB); 6º Batalhão de Engenharia e Combate (6º BE Comb) e 13ª Companhia de Comunicações Mecanizada (13ª Cia Com Mec) realizada na manhã de sexta-feira (29/05) no espaço cívico da Praça Dr. Fernando Abbott celebrou de forma alusiva o Dia Internacional dos mantenedores da paz, os Peacekeepers”, conhecidos pelos característicos capacetes e boinas azuis, sob a liderança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Na ocasião, o evento militar foi coordenado pelo Tenente Coronel Félix - Cmt do 6º BE Comb e Guarnição Militar Federal de São Gabriel contando com a participação dos demais comandantes - Tenente Coronel Lupchinski (do 9º RCB) e do Major Guerra (13ª Cia Com Mec) e presença de representantes dos Poderes Judiciário e Legislativo, Brigada Militar, entidades de classe, militares da reserva, entre outros.
Na oportunidade, o Chefe de Gabinete - Luis Pires esteve representando o prefeito Roque Montagner na relevante solenidade que destacou o heroísmo e bravura daqueles militares que ao longo do tempo desembarcaram em países dominados por crises internas e procuraram colaborar com a resolução de conflitos e situações de instabilidade social por vias pacíficas.
Em sua manifestação, o Tenente Coronel Félix destacou que desde 1956 a ONU confiou ao Exército Brasileiro essa grande responsabilidade, mas que nossos militares atuaram nestas missões com dignidade, destemor, humanismo e grande comprometimento. Ser um peacekeeper é ser um soldado da paz, é poder cumprir sua missão ajudando o próximo. Parabéns a todos aqueles gabrielenses que estiveram por lá e também os aproximadamente 50 militares desta terra que estarão no final deste ano até junho de 2016 integrarão mais um contingente de militares brasileiros presentes no Haiti. Temos aqui, uma Guarnição muito militarizada e com certeza, estes guerreiros irão com o coração aberto, para defender a paz”, finalizou o comandante Félix.   
SAIBA MAIS - O Dia Internacional dos Mantenedores da Paz (peacekeepers) faz uma referência a 29 de maio de 1948, quando o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas autorizou, pela primeira vez, uma operação de Manutenção da Paz. A mobilização aconteceu na Palestina, após o cessar-fogo da guerra árabe-israelense.
Tecnologia do Blogger.