Coluna-Ponto-de-Vista-1

Inscrições para Enem 2015 abrem amanhã

Estudantes de ensino médio e demais candidatos maiores de 18 anos poderão se inscrever para realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de amanhã, até 5 de junho. O edital publicado pelo Ministério da Educação (Mec) no Diário Oficial da União de 19 de maio traz todos os detalhes necessários para a inscrição. As provas serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro.
Quem tem interesse em estudar em um dos cursos de graduação da Universidade Federal do Pampa devem prestar as provas; as notas obtidas no Enem 2015 serão usadas na disputa por vagas de graduação na edição de 2016 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A Unipampa oferece todas as suas vagas pelo Sisu e não realiza vestibular.
As inscrições online para o Enem 2015 estarão abertas entre as 10h de 25 de maio e as 23h59 de 5 de junho. Pessoas que se declararem carentes e concluintes do ensino médio em 2015 matriculados em escolas públicas estão isentos da taxa de inscrição, reajustada para R$ 63,00. O pagamento pode ser efetuado até as 21h59 (de Brasília) de 10 de junho. A confirmação das inscrições será feita apenas pela página do Enem na Internet, com o download do cartão virtual de inscrição.
No momento da inscrição, os candidatos precisam informar um número de telefone, celular ou fixo, válidos, cadastrar um endereço eletrônico (e-mail), o qual não pode ser usado por outro participante. O sistema pedirá ainda que o candidato crie uma pergunta e uma resposta de segurança. As inscrições serão feitas no site do Enem: enem.inep.gov.br.

Aplicações do Enem
A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em 115 instituições públicas, e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova é ainda requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.
Tecnologia do Blogger.