Coluna-Ponto-de-Vista-1

Em defesa da saúde pública Deputado Zimmermann apresenta relatório da subcomissão pelo fortalecimento do sus

“A saúde do povo gaúcho clama por socorro”. A primeira frase do manifesto apresentado em Porto Alegre, no lançamento da Frente Gaúcha em Defesa da Saúde Pública, revelou o contexto que levou representantes dos poderes executivos municipais, parlamentares, instituições e trabalhadores ligados à área da saúde a iniciar o movimento que pretende reverter um cenário de incertezas. Um grande ato, marcado para o dia 12 de agosto, deverá reunir milhares de pessoas para apoiar as reivindicações da Frente. 
O evento, que ocorreu no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado, deixou clara a ideia de que as iniciativas a serem tomadas não são contra um governo, mas a favor da saúde pública. O manifesto lançado pela Frente tem a assinatura de entidades como Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), Associação Gaúcha Municipalista (AGM), Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS), União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (UVERGS), Federação das Santas Casas e dos Hospitais Filantrópicos, Associação Gaúcha dos Hospitais Públicos Municipais, Federação dos Trabalhadores em Saúde e Frente Parlamentar das Santas Casas e dos Hospitais Filantrópicos. 
Para falar da proposta e dos resultados obtidos com o SUS no Rio Grande do Sul e os 25 de Sistema Único de Saúde no país, o deputado estadual Tarcísio Zimmermann, integrante da Frente Gaúcha, esteve em São Gabriel. Ele palestrou para os membros do CMS, conselho municipal da saúde, secretaria da saúde, presidentes de bairros e entidades, secretários e funcionários da Prefeitura Municipal, na noite de segunda-feira (20/07), no Salão de Atos. O evento teve a participação do prefeito Roque Montagner. Antes, Zimmermann entregou para o Chefe do Poder Executivo e para a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cleci Baldissera, um relatório da Subcomissão pelo Fortalecimento do SUS. 
O prefeito ainda acompanhou o deputado em reunião com a Provedoria da Santa Casa de Caridade. Durante o encontro, o parlamentar realizou visitação as repartições do hospital. “São poucos hospitais privados que tem a qualidade da Santa Casa de São Gabriel. É uma obra digna de profunda admiração. Vendo esta obra, vejo que justifica-se com justiça a eleição do Roque”, disse o deputado.
Tecnologia do Blogger.