Coluna-Ponto-de-Vista-1

Santa Maria se vestirá de branco pela paz: caminhada reunirá escolas e comunidade, no dia 26

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município da Educação, convida a comunidade para a caminhada “Santa Maria pela Paz”, que acontecerá no dia 26 de setembro. O evento começa às 9h, com concentração na Gare da Viação Férrea, com trajeto pela Avenida Rio Branco, até a Praça Saldanha Marinho. “As escolas do município trabalham a cultura da paz o ano todo, e a caminhada será o momento de reforçar estas atitudes”, explica a secretária-adjunta da Educação, Carmem Pacheco.
A atividade tem como objetivo promover a paz, estimular o exercício da cidadania e dar visibilidade aos projetos voltados a este tema, desenvolvidos pelas escolas da Rede Municipal de Ensino, durante todo o ano, junto às comunidades. “Visando educar para a redução da violência e da criminalidade em todos os contextos da sociedade”, expôe a coordenadora Pedagógica da Smed, Véra Simon.
A coordenadora acrescenta que a ideia é mostrar à sociedade que é possível promover a paz, sensibilizando para a necessidade de desenvolver atitudes e valores pautados no respeito, na solidariedade, na dignidade, no amor, no carinho, e na fé. “E nós, educadores, somos agentes de uma educação transformadora”, acrescenta.
O público-avo da Caminhada Santa Maria pela Paz são as escolas, mas toda a comunidade pode participar, em especial as entidades, clubes de serviços, Brigada Militar, Exército, entre outros. A organização do evento sugere que neste dia, os participantes usem “branco” (camiseta, camisa, balões) e que as escolas levem uma identificação, como faixas, bandeiras ou banner.
Tecnologia do Blogger.