Coluna-Ponto-de-Vista-1

JINCOP já tem as suas soberanas

Se em campo, com as partidas de futebol em disputa desde terça-feira, os Jogos Intercolegiais da Primavera (JINCOP) já eram uma realidade, em quadra, o que tornou o evento oficial foi a escolha das soberanas. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SEME), 63 estudantes – de 3 aos 14 anos – participaram do concurso que elegeu a Baby, Brotinho, Boneca, Princesa e Rainha do JINCOP 2015. A escolha aconteceu na noite desta quinta-feira (05/11), no Ginásio Plácido de Castro, com as arquibancadas do principal palco de esportes de quadra totalmente lotadas. Cerca de 800 pessoas assistiram o evento que marcou a abertura oficial dos jogos.
A aluna da Escola Estadual José Sampaio Marques Luz, do Bairro Cidade Nova, foi a grande campeã. Kauane Santos dos Santos conquistou o título de Rainha do JINCOP, superando outras 13 candidatas na categoria principal. O prêmio de Princesa ficou com a estudante Gilsiane dos Santos, da Escola Ginásio São Gabriel.
A novidade, este ano, foi a inclusão das categorias Baby, Brotinho e Boneca no concurso soberanas do JINCOP. Pela primeira vez, o público pode ver na passarela crianças de 3 a 5 anos disputando um lugar entre as representantes da beleza escolar.
E foi uma jogada de mestre. Além de mobilizar as torcidas e familiares (refletindo na presença do público), as direções das Escolas Annadir Laureano e Vó Edy – responsáveis pela organização dos jogos – conseguiram dar ao concurso um brilho a mais com a beleza natural das crianças na passarela.
A escolha foi difícil. A Comissão Julgadora (composta pela Secretária de Turismo, Maria Luiza Bragança Ferreira; colunista social Cremilda Gerzson; e a empresária Rosemeri Dutra) elegeu as crianças Antonella Paniz Perlin, da Escola Nossa Senhora Menina, na categoria Baby; Ana Clara Marghetto Rech, da Escola Mondrian, na categoria Brotinho; e Valentine Silva Stein, da Escola Sueni Goularte dos Santos, na categoria Boneca.
O Colégio Tiradentes conquistou o prêmio de Melhor Torcida. O troféu foi entregue pela secretária de Educação, professora Nilvanês Jobim, ao Capitão Assis Brasil, que representou o comando da instituição de ensino da Brigada Militar.
O prefeito Roque Montagner elogiou a organização do evento e destacou a beleza das candidatas. “Hoje, com a presença de palco das candidatas e principalmente a beleza de todas elas, quem acabou sendo premiado foi o público”, comentou o prefeito.
Ele ainda falou sobre a disputada dos jogos. “O objetivo maior do JINCOP não é a vitória, pois todos os atletas (nossos estudantes) já são vencedores ao estarem presentes e participando dom elevado espirito esportivo. Vencer é bom, mas melhor é aprender que com a derrota podemos aprender a vencer. O nosso governo vai continuar investindo no esporte, pois acreditamos que valorizar o esporte é uma maneira de investir em educação e a saúde”, finalizou.

O JINCOP
De 06 a 18 de novembro, serão realizados jogos de handebol, basquete, futsal e vôlei, mobilizando mais de mil alunos de São Gabriel, Santa Margarida do Sul e Vila Nova do Sul. A competição envolve 30 instituições de ensino. Os jogos serão realizados no Ginásio Plácido de Castro e na quadra de esportes da Escola Ginásio São Gabriel. As disputadas de futebol de campo, iniciadas na terça-feira passada, estão na fase final, com jogos no campo da Escola Ginásio São Gabriel. No dia 19 de novembro, na Escola Municipal Carlota Vieira da Cunha, acontecerão os jogos de xadrez.
A abertura oficial teve desfile das delegações das 30 escolas que participam dos jogos e o acendimento da Pira Olímpica. A tocha foi conduzida pelo professor de Educação Física da Escola Presidente John Kennedy, César Renato Martins, homenageado especial do JINCOP 2015.

ATRAÇÕES
Alunos da Cia de Dança Valéria Lacerda foram as atrações de intervalo do concurso. A Secretaria Municipal de Educação (SEME) ainda apresentou, pela primeira vez, a Banda Infantil da Escola de Educação Infantil Vó Edy, composta por crianças de 4 e 5 anos. De acordo com a SEME, trata-se da primeira banda de São Gabriel nesta categoria.
Tecnologia do Blogger.