Coluna-Ponto-de-Vista-1

Vereadores de Santa Maria visitam a São Gabriel Saneamento

Na quinta-feira, dia 05 de novembro, a São Gabriel Saneamento recebeu a visita dos Vereadores Daniel Diniz (PT), Marta Zanella (PMDB) e João Chaves (PSDB). Os edis integram a Comissão Especial, formada na Câmara santa-mariense para analisar e promover estudos sobre a renovação do Contrato de Concessão de Serviços de Água e Esgoto no município de Santa Maria.
O município vizinho a São Gabriel tem hoje a Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN como responsável pela concessão. A estatal foi notificada em 26 de agosto pelo Prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer (PMDB), de que o contrato de abastecimento de água e tratamento de esgoto com a empresa na cidade não será renovado, após 40 anos de serviços. 
“Desde 2010, temos enfrentado problemas com a Corsan e nada foi resolvido. A partir de agora, a decisão sobre a forma de abastecimento tem que ser tomada com muita seriedade, considerando o interesse público local. Há vários caminhos e vamos discutir com a população”, declarou Schirmer, em entrevista ao "Diário de Santa Maria" em agosto. 
A Comissão Especial, Presidida pelo Vereador Daniel Diniz, esteve em São Gabriel buscando informações a respeito do modelo de concessão existente na cidade, analisando importantes questões contratuais e verificando como a São Gabriel Saneamento vem cumprindo os compromissos assumidos e aplicando os investimentos. Os vereadores também estiveram em Novo Hamburgo, Uruguaiana e Pelotas. 
“O assunto é muito sério e estamos fazendo um levantamento de informações com o objetivo de colaborar com o debate, levando para a população santa-mariense o esclarecimento necessário para a tomada de decisão, buscando sempre o melhor para o município e a população”, afirmou Diniz. 
Durante o encontro, estiveram presentes, além dos Vereadores, o Gerente Luiz Antonio Bertazzo, o Coordenador Administrativo Hugo Barros, o Coordenador de Projetos Hanokh Yamagishi e Luciana Dall’Onder, Analista de Comunicação, da São Gabriel Saneamento. 
“O debate e a busca de informações através de todos os modelos de concessão é de grande valia Santa Maria. Munidos de conhecimento, os vereadores poderão auxiliar na formatação do contrato que regulará as próximas décadas de concessão dos serviços na cidade e, seja qual for o modelo escolhido, municipal, terceirizado, estatal ou misto, a única forma de garantir um serviço de qualidade como a população merece é tendo o controle dos indicadores e metas contratuais rígidos e bem definidos, assim como em São Gabriel”, disse Bertazzo. 
Entre os quase 500 municípios gaúchos, São Gabriel foi a segunda cidade a terceirizar a concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento. No próximo dia 23 acontecerá uma audiência pública na Câmara Municipal de Santa Maria para debater o assunto na cidade.
Tecnologia do Blogger.