Coluna-Ponto-de-Vista-1

Aula Magna abre o Ano Letivo na Rede Municipal

“Conhecer o processo como se forma o conhecimento no cérebro, é uma ferramenta importante para o educador na sua tarefa de ensinar a aprender”. Com esta síntese, a psicóloga e Mestra em Educação Lenise Álvares Collares Nogueira, psicóloga perita da Vara de Família da Comarca de Bagé, realizou a palestra “Interfaces entre Neurociência e Educação: Como o Cérebro Aprende”, na cerimônia que abriu o Ano Letivo Escolar da Rede Municipal de Ensino, na manhã desta quinta-feira, 02 de março, no Banana Café. 
Antes da palestra propriamente dita, uma solenidade de abertura foi comandada pelo prefeito Rossano Gonçalves, o secretário de Educação vereador Sildo Cabreira e sua equipe diretiva. Participaram do ato vereadores, secretários municipais, equipe da Secretaria Municipal de Educação, diretores, coordenadores pedagógicos e professores das escolas municipais de São Gabriel. 
O secretário Sildo Cabreira ressaltou a dedicação de cada equipe diretiva nos 55 dias decorridos do novo governo, preparando e restaurando cada escola com esmero. “Tanto a equipe da Secretaria de Educação quanto as equipes diretivas de cada escola, trabalharam de forma ininterrupta, sem descanso, para proporcionar a alunos, pais, funcionários e professores um ambiente adequado para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem”, assinalou. Em sua fala, o prefeito Rossano Gonçalves destacou os investimentos feitos já no começo do novo governo para consolidar a Educação como prioridade absoluta do Poder Público. “Mesmo com as enormes dificuldades financeiras que herdamos, entendemos que governar é fazer escolhas. Fizemos outros cortes de gastos, mas garantimos o pagamento integral do Piso Nacional do Magistério, e o pagamento integral da folha no dia de hoje. Nosso compromisso com a Educação de qualidade é histórico e permanente, vem do pensamento trabalhista de Darcy Ribeiro, que há trinta anos atrás dizia que se não investíssemos em escolas, seríamos obrigados no futuro a investir em presídios, e lamentavelmente é o que está se discutindo hoje no país”, destacou, requerendo dos professores um comprometimento com a superação dos baixos índices do município no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
A cerimônia teve ainda exibição de um vídeo em homenagem aos professores municipais, apresentação cultural da jovem Isadora Carvalho Motta cantando “Trem-Bala”, de Ana Vilela. 
Tecnologia do Blogger.