Coluna-Ponto-de-Vista-1

Seminário de Educação no Campo realiza 3ª edição

Mais de 250 pessoas, entre inscritos, palestrantes e organizadores, participaram da terceira edição do Seminário de Educação no Campo, realizado na localidade de Cerrito, distrito de Catuçaba, na Escola Municipal do Campo de Ensino Fundamental Ernesto José Annoni. Na chegada, alunos em trajes rurais e as diretoras de todas as oito Escolas do Campo do Município, recebiam os participantes com uma flor, para ser plantada em um canteiro previamente preparado no local, que ficará no local como um memorial do evento. O evento atraiu professores de São Borja, Dom Pedrito, Bagé, Três de Maio, Santa Maria, Lavras do Sul, e naturalmente, São Gabriel.

O prefeito Rossano Gonçalves prestigiou o seminário, juntamente com o secretário Sildo Cabreira, o coordenador de Educação no Campo Eduardo Pastorio, e a diretora do educandário, professora Mariane Naidon. Participaram também o vereador Antônio Pedro “Pepeca” Bertazzo (PDT) representando o Poder Legislativo; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Larissa Gräff de Mello; as secretárias de Educação de Lavras do Sul, Elenara Biagi Machado, e de Três de Maio, Tânia Beatriz Georgi; assessores de Educação Adriana Silva, de Bagé, e Elisete Zanin, de São Borja. 
Trajando uma camiseta da Feira do Livro, dentro do propósito de “vestir a camisa da Educação”, o prefeito ressaltou a organização do evento e a valorização dada à Educação do Campo na atual gestão, que passou a contar com estrutura e nomenclatura própria na rede municipal de ensino, sendo que São Gabriel é o segundo município do Brasil e o primeiro do Rio Grande do Sul a adotar esta medida, preconizada por diretriz nacional de 2003. “Todas as escolas do campo em nosso Município estão com ar condicionado, com pinturas novas feitas ou em andamento, e estamos construindo quadras de esporte na Anonini, na Escola Mascarenhas de Moraes, na Baltazar Teixeira da Silveira. E o investimento nas práticas pedagógicas diferenciadas da Educação no Campo é ressaltado, como prova este excelente seminário”, destacou.

O palestrante principal do evento foi o professor da Unipampa de Dom Pedrito, o fluminense José Guilherme Franco Gonzaga, Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense e Doutor pela Universidade de Coimbra, Portugal, especializado em Educação Popular e Educação no Campo, que discorreu sobre o tema “Conversas sobre Educação no Campo: questões curriculares e organização do trabalho pedagógico”. Em seguida ocorreram a apresentação dos trabalhos inscritos, a formação da Carta do Seminário, e o encerramento com a dança “Polca dos Versos”, pela equipe da Escola Municipal do Campo Jerônimo Machado. 
Tecnologia do Blogger.