Coluna-Ponto-de-Vista-1

Defesa Civil socorre desabrigados da maior enchente dos últimos quinze anos


Com mais de 400 milímetros de precipitação em menos de 72 horas, e uma chuva de mais de 160 milímetros na madrugada de quarta para quinta-feira São Gabriel teve cerca de 50 famílias atingidas pelas chuvas. Um vendaval de forte intensidade atingiu o município por volta de 3h35min de quinta-feira, 10 de janeiro. E desde o princípio da madrugada as equipes da Defesa Civil Municipal estão trabalhando na remoção de árvores caídas das vias públicas e de famílias alagadas para locais seguros. Dados do Inmet (Instituto de Meteorologia) dizem se tratar da maior precipitação desde 2003. O nível do Rio Vacacaí tem subido 10 centímetros por hora, já estando 3,75m acima do seu leito normal. 

Os pontos mais críticos são os bairros mais próximos das várzeas do Rio Vacacaí, como Mato Grosso, Passo da Lagoa, Bom Fim, Vila Santa Clara. Famílias que sofreram alagamento em suas residências estão sendo removidas para o Ginásio de Esportes da Escola Menino Jesus (CAIC). “Trata-se de um fenômeno atípico, as equipes estão sem parar de trabalhar desde o começo da madrugada, mas a demanda é muito grande. Solicitamos a compreensão de todos”, ressaltou o coordenador do Comitê Municipal de Defesa Civil, secretário municipal de Obras e Urbanismo, Ricardo Júnior. 
O Executivo Municipal monitora a situação através de relatórios dos secretários e das equipes da Defesa Civil, para possível decretação de estado de emergência. Quem precisar de socorro ou quiser informar sobre situações de perigo deve ligar para a Defesa Civil (55) 99688 5026. Interessados em ajudar com alimentos, colchões, roupas e itens de primeira necessidade para as famílias atingidas, devem ligar para o Plantão Social da Secretaria de Assistência Social, fone (55) 99610 9037.
Tecnologia do Blogger.