Coluna-Ponto-de-Vista-1

Enchente: Mais de 600 pessoas foram desalojadas de casa

A enchente do Rio Vacacaí atingiu até o presente momento 140 casas e desabrigou mais de 600 pessoas, segundo informações da Defesa Civil e Prefeitura de São Gabriel. Agora, a espera é para que os níveis do rio baixem, o que devem ocorrer nas próximas horas por conta que parou de chover.

O nível do Rio baixou cerca de 55 cm, segundo a São Gabriel Saneamento, mas isso pode se acentuar durante a madrugada. Aliás, a concessionária se manifestou a respeito nas suas redes sociais. A empresa está monitorando a situação constantemente e reafirma que não há prazo para retomar o abastecimento de água, mas se continuar este ritmo, a previsão de que chegue no nível estabelecido é pela madrugada, onde assim permitiria a avaliação dos técnicos junto aos motores e bombas de captação para verificar danos.


As águas continuam altas e trancando estradas no Bom Fim e Santa Clara, além de inundar casas nos bairros Mato Grosso e Beira-Rio. Um ciclista que tentou cruzar o local quase foi arrastado pelas águas, mas foi socorrido em tempo.



BOATO - Um boato de que a barragem VAC-4 "pode estourar" devido às cheias e "inundar" a cidade vem sendo espalhada pelas redes sociais. A informação é "fake news", ou seja, falsa. Pessoas desinformadas estão espalhando esta notícia seja intencionalmente ou sem saber que a notícia é falsa.
Um vídeo, feito durante um sobrevôo no local apenas para mostrar a vazão de água, está sendo usado para disseminar o boato. A barragem VAC-4 fica situada na região sul do município e está transbordando, como era de se esperar. Esse boato sempre é ventilado quando ocorrem cheias no município. 
Tecnologia do Blogger.