Coluna-Ponto-de-Vista-1

Professores já estão capacitados para ensinar a língua de sinais nas escolas

Um Projeto de Lei, que teve iniciativa na Câmara de Vereadores, esta transformando a realidade da comunidade surda e dos educadores do município de São Gabriel. Na tarde de sexta-feira (17), aconteceu a mostra pedagógica Libras Legal, na escola Ginásio São Gabriel, produzida pelos professores da rede municipal de ensino, como forma de encerramento do curso “Libras para todos”, da Secretaria de Educação e ministrado pela professora Lígia Jacob de Vargas. 
Estiveram presentes o presidente da Câmara Adão Santana, o vereador Antônio Bertazzo, o Secretário de Educação Sildo Cabreira e diversos professores e alunos da rede de ensino.

A mostra pedagógica apresentou a língua de sinais de forma dinâmica e intuitiva, com cartazes e jogos para os alunos aprenderem de forma divertida e criativa a se comunicar com os sinais. O curso Libras Para Todos foi um preparatório para os professores, que passarão a ensinar Libras nas escolas, graças ao Projeto de Lei 102/2018, de autoria do vereador Bertazzo, que instituiu o ensino de Libras em São Gabriel na modalidade de oficinas.
Para o vereador, esta conquista só foi alcançada graças a iniciativa da prefeitura que implantou o projeto, “é muito gratificante ver uma lei sair do papel e temos a completa consciência de que isso só foi possível, graças a iniciativa empreendedora da Secretaria de Educação, que abraçou o projeto. A partir de agora, teremos oficinas periódicas nas escolas em que os professores vão interagir com os alunos através da língua de sinais. Este é mais um passo para a inclusão social em nosso município”, afirmou.
Tecnologia do Blogger.