PROCURE UMA NOTÍCIA AQUI:

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Projeto visa fortalecer propriedades rurais para torná-las referência

Qualificar e desenvolver 23 propriedades rurais localizadas no território denominado Fronteira Sul, que vai do Chuí a São Borja, para que se tornem Unidades Demonstrativas (UD) e um meio de disseminação dos seus próprios avanços para demais propriedades da região. Este é o objetivo de um projeto que Farsul, Senar RS e Sebrae RS, através do Programa Juntos para Competir, estão colocando em prática e que terá duração de três anos. 
O gerente do Sebrae RS na Região Campanha e Fronteira Oeste, Ângelo Aguinaga, explica que a iniciativa surgiu a partir do Programa LIDER - Liderança para o Desenvolvimento Regional, implementado nessas regiões entre os anos de 2015 e 2018. “Durante as discussões, detectou-se que uma das principais dificuldades do eixo agronegócio é de melhorar os índices produtivos da pecuária de corte, bovinocultura de leite, vitivinicultura e do sistema integrado lavoura-pecuária, por isso atuaremos com estes segmentos também com foco em gestão”, disse.
As 23 propriedades rurais que se tornarão Unidades Demonstrativas já foram escolhidas, mas toda execução ocorre de forma interinstitucional, em que cada município que possui uma UD envolve entidades como secretarias de agricultura municipal, Embrapa, Emater, universidades e outros parceiros locais. “Até 2022 essas propriedades serão potencializadas por meio de diversas ações de capacitação e orientação, iniciando com diagnóstico e consultoria técnica produtiva (88 horas), seguido de consultoria em gestão (44h), Dias de Campo (6h), mapeamento da propriedade rural (28h), além da realização de encontro anuais dos produtores a ser realizado em Pelotas e Alegrete”, cita Aguinaga. 
A grande maioria das propriedades não têm qualquer tipo de gestão ou controle dos seus custos. “Com a iniciativa, nossa meta é irradiar as boas práticas destas unidades demonstrativas para outros empreendimentos rurais e impactar de várias formas até 24 mil propriedades até 2022, tornando-as mais competitivas e promovendo e desenvolvimento regional”, acrescenta.

Relação das Unidades Demonstrativas:

Atividade
Local da UD
Produtor
Bovinocultura de leite 
Alegrete
Domingos dos Santos Jaques
Santana do Livramento
Paulo Ozorio Cardoso Lemes da Silva
Aceguá
Walfrido Duque
Santa Vitória do Palmar
Pedro Rotta Pereira da Rocha e Silva
São Lourenço do Sul
Elisandro Hall Sell
Pelotas
Vanderli Hellwigg
Cerrito
Thiago Del Bruck
Bovinocultura de Corte e Integração Lavoura-Pecuária 
Alegrete (1)
Everson Brandolt de Morais
Alegrete (2)
João Venâncio Pereira Rodrigues
Bagé
Reginaldo Martins da Silva
Barra do Quaraí
José Mário de La Vega R. de Freitas
Caçapava do Sul
Marcelo Teixeira
Quaraí (1)
Marco Antonio da Rosa Oliveira
Quaraí (2)
Rafael Irrigaray Bohrz
Rosário do Sul
Luiz Alberto Miranda Aguiar
São Gabriel
Maria Elisabel Costa Schley
Uruguaiana
Washington de Menezes Goñi
Manoel Viana
Milton Assis
Arroio Grande
Maria Renata Ferreira Carriconde
Piratini
Franccesco de Mattos Cervi
Pedras Altas
Rafael Rosa
Vitivinicultura
Bagé/Candiota
Gleno Cerioli
Santana do Livramento
Adelir Cupinsck