Coluna-Ponto-de-Vista-1

Especial Dia da Mulher: Dos mais de 1500 servidores municipais, 991 são mulheres

Cleonice Ávila tem 35 anos de Prefeitura
Durante a divulgação de ações voltadas para a mulher, entre elas, atividades que serão desenvolvidas pela Rede Municipal de Ensino e Secretaria Municipal da Saúde, o prefeito Rossano Gonçalves ressaltou a importância das mulheres na gestão pública. Segundo o prefeito, elas estão conquistando espaço no mercado de trabalho por competência e merecimento de forma efetiva na promoção de ações de igualdade social e tratamento no ambiente de trabalho. 

Para o prefeito, as mulheres tem presença efetiva no desenvolvimento de São Gabriel e participação no processo de planejamento e execução direta de seu governo. 
Nos últimos 100 anos, as mulheres passaram por transformações que alteraram o seu papel na sociedade. De figura ligada à atividades do lar e à funções maternas, elas ganharam força e voz, conquistaram o direito ao voto e, definitivamente, entraram com determinação no mercado de trabalho. Sem falar que as mulheres também passaram a ser importantes lideranças, seja na vida pública ou instituições privadas. 
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao ano de 2019, mostram que as mulheres são a maioria no serviço público, representando 55% do funcionalismo (federal, estadual e municipal) 
Em São Gabriel, a participação feminina é ainda maior. Dos 1.512 servidores municipais, 991 são mulheres, uma representatividade superior a 60%. 
As mulheres estão presentes em todos os setores, da saúde a educação, passando por secretarias como Desenvolvimento Rural e Obras, pastas que, teoricamente, requerem homens por causa das ações de campo. Mas estamos falando de teoria. Na prática, elas são tão "fortes" ou capazes quanto os homens. E lideram vários setores. 
Em homenagem ao Dia da Mulher, que será comemorado mundialmente neste domingo (8), o Departamento de Comunicação Social da Prefeitura de São Gabriel divulga relatos de cinco servidores que refletem, no sucesso em suas profissões, toda a essência que simboliza a conquista das mulheres no último século. 

Thais Cavalheiro de Oliveira é uma delas. Ela coordena o Serviço de Pessoal da Prefeitura Municipal de São Gabriel há 14 anos. 
Concursada desde 2004, ela relaciona a função que desempenha na Prefeitura Municipal a uma realização pessoal, pois sempre quis morar em São Gabriel. “Nasci e morei em Porto Alegre; desde criança meu sonho era morar na cidade da minha avó materna. Me realizo profissionalmente todos os dias, pois meu trabalho me dignifica. Eu me sinto feliz de trabalhar com meus colegas e amigos. Aqui fiz amigos e eles fazem parte da minha vida pessoal e profissional”, comenta. 
Tais ainda destaca as dificuldades que encontrou no caminho profissional. Mas superou. "A vida da mulher no âmbito profissional não é fácil, infelizmente há ainda discriminação entre homens e mulheres, e entre mulheres ditas 'lindas' e 'feias', magras e gordas, brancas e negras. Cada mulher tem em si uma luta a realizar. E não é fácil. Mas àquelas que não fogem à luta, que perseveram, que não desistem, que persistem, que a cada tombo levantam ainda mais fortes, a estas é dado o prazer da conquista e das vitórias diárias. Mas acredito que dia a dia estas diferenças diminuirão e estas lutas tornar-se-ão menores, pois todos devem ter assegurado o seu lugar ao Sol, e as diferenças serão minimizadas em algum dia”, avalia. 

Há 36 anos atuando na Tesouraria da Secretaria da Fazenda, a servidora pública Marli Lopes da Costa, formanda em economia, admite que escolheu atuar nesta área porque achou que, na época, era a melhor opção devido ao mercado de trabalho competitivo e restrito, tanto no setor público como no privado. 
"Sempre procurei trabalhar com muita dedicação, prazer e esperança. Apesar de, às vezes, me sentir frustrada e impotente diante de certas situações, sempre procuro encará-las com otimismo e principalmente com o apoio e a força dos colegas". 
Para a servidora, a mulher tende a ampliar a sua participação nos próximos anos. "A mulher vem conquistando cada vez mais o seu espaço no mercado de trabalho, superando preconceitos e desigualdades. Ainda que leve um tempo, em todas as áreas”, argumentou. 

Coordenadora de Protocolo do Gabinete do Prefeito, Tatiana Leal Ramos Reis, também destaca os avanços da mulher no mercado de trabalho, mas reconhece as dificuldades. 
"Ao longo dos anos, ficou evidente o avanço das mulheres em todas as áreas, porém nem sempre com o reconhecimento devido pela sociedade ainda machista e cheia de preconceitos; mas aos poucos vamos derrubando esses tabus e mostrando nossa força, garra e coragem”, avalia a servidora, que admite se sentir gratificada por trabalhar na Prefeitura. "Gosto de poder ajudar o coletivo, neste caso a comunidade". 

Ajudar a coletividade faz parte da história da servidora Maria Izoé Cabreira Leal. Ela é telefonista e está na Prefeitura há 32 anos, sendo que deste período, desde 2013 vem atuando como dirigente da Associação dos Servidores Municipais. Hoje, ela é presidente da entidade. 
“Amo meu trabalho e procuro exercê-lo da melhor maneira possível, sempre atendendo as pessoas com respeito e dando o meu melhor. Hoje, sou aposentada mas continuo trabalhando por gostar desta profissão”, explica. 
Aliás… gostar do que faz é o segredo para ser feliz e a felicidade é uma ferramenta ideal para lidar com o público. 

Cleonice Morrudo Àvila tem 35 anos de Prefeitura, já passou por vários setores, incluindo o Gabinete do Prefeito, mas encontrou na recepção do SAC, onde é responsável por fornecer informações sobre o serviço, o lugar ideal para desempenhar o seu trabalho. 
“Eu acho maravilhoso fazer o que faço. Atender bem, também nos faz bem. E no trabalho, me comunicando com as pessoas, também faço amigos. O bom atendimento é essencial, e quando estou desempenhando as minhas funções, atendo todos com carinho, independente de partido ou classe social”. 
Cleonice é ainda mais positiva. “Hoje, a mulher já está liderando e administrando grandes empresas, graças aos estudos e dedicação. E no futuro, com certeza, ainda vamos ser mais fortes”, finalizou.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.