Coluna-Ponto-de-Vista-1

Laboratório do Campus São Gabriel da Unipampa realiza exames para COVID-19

A partir de agora a população do centro-oeste do Rio Grande do Sul conta com mais um laboratório dedicado à detecção molecular do novo coronavírus pela técnica padrão de RT-PCR. O projeto é liderado pelo Prof. Jeferson Luis Franco e tem como colaboradores os docentes Juliano Tomazzoni Boldo, Luiz Fernando Würdig Roesch e Andrés Delgado Cañedo, servidores da Unipampa - Campus São Gabriel.
Em parceria com o LACEN/RS, a ação tem por objetivo auxiliar na crescente demanda por testes em amostras coletadas de pacientes suspeitos de COVID-19. Ao todo, 3.100 testes serão realizados gratuitamente, nos próximos quatro a seis meses, podendo aumentar caso necessário.
Os equipamentos, já presentes no Campus, foram adquiridos ao longo de mais de 10 anos de empenho de docentes e técnicos em diferentes projetos de ensino, pesquisa e extensão. A cabine de biossegurança, exigência da OMS e único equipamento comprado especificamente para este fim, foi adquirida com verba contemplada em projeto de pesquisa liderado pelo Prof. Luiz Fernando. Os kits de coleta e insumos foram disponibilizados pela Unipampa/MEC, pelo Ministério Público do Trabalho e Justiça do Trabalho de Rosário do Sul e por verba de projeto coordenado pelo Prof. Jeferson. O Hospital e a Secretaria de Saúde de São Gabriel doaram EPI e produtos para higienização. O Prof. Felipe Pinheiro, do Campus São Gabriel, confeccionou máscaras do tipo face shield, produzidas em impressora 3D. O início do trabalho no Campus São Gabriel teve auxílio técnico do Prof. Michel Mansur Machado, do Campus Uruguaiana, e da Bióloga-Mestre Patrícia Chaves Brittes, da UFSM.
A Unipampa, universidade pública, gratuita e de qualidade, reforça seu compromisso com a comunidade, oferecendo mais um serviço sem custos, de alta tecnologia e essencial para a saúde da população.
Para mais informações, acesse: https://bit.ly/3fP0mpp

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.