Coluna-Ponto-de-Vista-1

Coronavírus: São Gabriel entra na bandeira vermelha

A nova rodada do distanciamento controlado para conter o contágio por coronavírus no RS, anunciada neste sábado (13) pelo Palácio Piratini, colocou quatro regiões do Estado em bandeira vermelha, classificação que traz repercussões como fechamento de parte do comércio e do setor de serviços: Caxias do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana (região que pertence São Gabriel). 
A classificação começará a valer a partir da próxima segunda-feira (15). Isso significa que, em dois dias, setores da economia, como shoppings e lojas varejistas, terão de fechar as portas como medida de diminuição da circulação de pessoas e de aglomerações. A indústria terá de reduzir pela metade a capacidade de operação. 
O governo estadual explicou que as classificações são consequência de dois fatores: a piora contínua dos indicadores de propagação do coronavírus e da capacidade do sistema de saúde. 
Agora, as regiões em classificação vermelha - onde está São Gabriel - deverão registrar duas semanas consecutivas de melhora nos seus indicadores para poderem voltar à bandeira laranja. Isso significa que, na melhor das hipóteses, elas permanecerão por 15 dias na situação de risco alto, tendo consequência para a economia com as restrições de funcionamento e circulação.
"Reforço meu apelo para todos os que estão nestas regiões, que atendam as diretrizes e protocolos. E todos que puderem, fiquem em casa. Os indicadores apuraram aumento de contágio e menor disponibilidade hospitalar de atendimento. Não é motivo para pânico, mas é um alerta de que precisamos reduzir a velocidade de contágio e evitar que, lá na frente, haja colapso do sistema hospitalar", afirmou o governador Eduardo Leite, em vídeo publicado pelo Palácio Piratini.

O que diz a prefeitura?
Na próxima segunda-feira, 15, a Prefeitura Municipal deverá se manifestar sobre o fato. Em contato com o Diretor de Comunicação Social, Jojô Borges, fomos informados que a comunidade deverá ter mais informações sobre a posição do município a partir da próxima semana.

Confira os números deste sábado:

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.