Coluna-Ponto-de-Vista-1

Coronavírus: São Gabriel receberá 5 novos leitos de UTI

A rede hospitalar do Rio Grande do Sul passa a contar com a habilitação de mais 314 leitos de Unidades de Terapia Intensiva - UTI Adulto para atendimento de pacientes da Covid -19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, São Gabriel passa a ter 5 novos leitos.
A Portaria 1502/2020, do Ministério da Saúde, publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (9), garante o pagamento de R$ 45,2 milhões, em parcela única, a 20 estabelecimentos de saúde de 18 municípios gaúchos. A habilitação é temporária, válida para o período de 90 dias, com possibilidade de prorrogação.
Com essa habilitação, o Estado chega a uma ampliação de mais 624 leitos de UTI habilitados pelo SUS desde o início da pandemia de coronavírus. Para a habilitação de um leito de UTI é necessário que o hospital disponibilize equipamentos como respiradores, monitores, camas e equipe de profissionais de saúde especializada em atendimento intensivista.
Conforme a última atualização dos dados no sistema de monitoramento de leitos de UTI, feita às 14 h desta terça-feira (9), o RS tem à disposição 1931 leitos de UTI (SUS e privados), destes 1397 sendo usados, o que representa 72,3% de taxa de ocupação. Este sistema é alimentado pelos hospitais gaúchos que fazem, diariamente, a inserção de dados sobre a sua capacidade instalada e número de pacientes internados confirmados ou com suspeita de Covid-19 ou outra Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Segundo o Secretário de Saúde, Ricardo Coirolo, o município possuia leitos que estavam sendo custeados em parte pelo Governo do Estado e que agora sim, o município está habilitado com 5 leitos e mais estes dedicados ao Covid-19, ou seja, no momento, São Gabriel tem os 10 leitos que são credenciados ao SUS e mais 5 leitos específicos para o Covid-19.

Hospitais com leitos habilitados pela portaria 

Hospital Tacchini - Bento Gonçalves -5 leitos
Hospital Pronto Socorro - Canoas-5 leitos
Hospital Santa Teresinha - Encantado-5 leitos
Fundação Hospitalar Santa Terezinha - Erechim- 5 leitos
Hospital Notre Dame São Sebastião - Espumoso -5 leitos
Hospital São Carlos - Farroupilha - 5 leitos
Hospital Arcanjo São Miguel - Gramado - 8 leitos
Hospital São Vicente de Paulo - Passo Fundo - 20 leitos
Hospital Escola da UFPEL- Pelotas – 20 leitos
Hospital de Clínicas de Porto Alegre - 85 leitos
Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - 80 leitos
Associação Hospitalar Vila Nova- Porto Alegre- 20 leitos
Hospital Ana Nery – Santa Cruz do Sul - 5 leitos
Hospital Santa Casa de São Gabriel - 5 leitos
Hospital Centenário - São Leopoldo -5 leitos
Hospital Sagrada Família -São Sebastião do Caí - 5 leitos
Fundação Hospitalar de Sapucaia do Sul - 7 leitos
Hospital Frei Clemente - Soledade- 6 leitos
Hospital São José - Taquari - 10 leitos
Hospital São Sebastião Mártir - Venâncio Aires - 8 leitos

Confira os números do Covid-19 em São Gabriel nesta terça-feira:

Um comentário:

  1. SG tem 12 leitos clínicos e 05 UTIs exclusivas pra Covid, mais 10 UTIs gerais do SUS... Mto bom, mas o informe diário não aponta qtos leitos de UTIs estão ocupados!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.