Coluna-Ponto-de-Vista-1

A importância de uma boa gestão de mídias sociais



A implantação da gestão de mídias sociais pode ser um grande investimento visando o atendimento a um público que em outras ocasiões poderiam não ter conhecimento de seu negócio.
Entre as novas profissões que surgiram hoje no mundo da comunicação digital está o Gestor de Mídias Sociais. Esse mercado cresceu em decorrência da maior utilização das mídias sociais na internet desde o começo dos anos 2000. Ou seja, o gestor de mídias sociais está completamente ligado com a interação, observação e produção de ideias e campanhas relacionadas a cultura cibernética. 
A maioria das empresas já percebeu que para alcançar seu público e/ou cliente é preciso está inserida no cotidiano deles. Por esse motivo, as redes sociais são as melhores opções para se aproximar. O Facebook, por exemplo, é considerado a maior rede social do mundo atingindo mais de 1 bilhão de usuários. 
Diante disso nenhuma empresa pode tratar as mídias sociais de qualquer maneira ou por um “sobrinho” (termo normalmente usado para usuário sem qualificação) para a gestão estratégica da sua marca ou produto, afinal, qualquer erro será amplamente divulgado o que pode reduzir sua taxa de conversão em vendas. Então, você quer evitar um risco para seu negócio? Sim, continue lendo.

O Gestor de Mídias Sociais
Para ser um Gestor de Mídias sociais não basta gostar de redes sociais e apenas saber como se utiliza, não estamos falando de um simples usuário e sim de um profissional que irá utilizar essas plataformas como meio de comunicação. Sendo assim, além de estar “antenado” com o que acontece nas redes sociais, o gestor precisa acompanhar e entender a ferramenta.
Além disso, o profissional irá explorar ao máximo a capacidade desta nova tecnologia utilizando-as como uma ferramenta de “isca” de potenciais clientes da empresa.
Entre as principais prioridades deste profissional está a habilidade de atuar nas diversas plataformas que surgem a cada dia, além das já habituadas dos usuários como Facebook e Twitter, o Instagram, o Pinterest, o Tumblr, o Snapchat, o Linkedin etc.
O profissional da área não são aqueles que dominam apenas as plataformas, mas que além disso conseguem ser planejadores de estratégias, antecipando ao que será “tendencia’ na internet e saber aproveitar os “assuntos” do momento, além de entender o que o consumidor vai buscar nas redes sociais. Isso engloba o marketing, psicologia do consumidor e relacionamento.

Mas porque contratar um Gestor de Mídias Sociais?
Primeiramente, e mais importante, porque não estamos falando de divulgação por divulgação, entende-se aleatoriamente, e sim de planejamento e estratégia para obter-se retorno, do cliente e consumidor. Ou seja, trabalhar a rede social da empresa não pode ficar a cargo de alguém que não é da área.
Apostar na especialização e formação de uma equipe interna ou contratar uma agência especializada é sempre o mais indicado para um território que é tão dinâmico e cheio de especificidades, como as redes sociais. Pode até parecer algo simples, quando estamos falando de perfil pessoal, porém no mundo corporativo, sabe-se, que qualquer ação errada, pode prejudicar a pontos extremos a imagem da empresa ou da marca.
Exatamente por esse motivo que deve-se ter uma pessoa especializada neste tipo de serviço, são os Gestores de mídia Sociais. Pessoas com aprimoramento na área de redes sociais, que estudaram para analisar, produzir e divulgar o melhor conteúdo para sua marca, produto ou empresa, de maneira a se obter um retorno positivo de seu cliente.
As empresas hoje estão em busca de uma maior atuação neste mercado e realizam campanhas de divulgação nas mídias sociais e precisam de um retorno de seus clientes. Está aí o porquê contratar um gestor de mídias sociais.
Esses profissionais vão auxiliar a capturar todos os resultados divulgados pela internet, principalmente pelas mídias, além é claro, do desenvolvimento estratégicos de ações estratégicas, o gestor não vai divulgar por divulgar, vai estudar a melhor forma, o conteúdo, o momento da distribuição desta informação.

Investimento revertido em lucro
A gestão de redes sociais está na empresa para adequar o posicionamento da marca ou, e, empresa ao seu posicionamento online e evitar que a elas construam sua base de clientes sociais pautados apenas em posts que não estão relacionados a imagem ou produto da empresa.
Por fim, é bom diferenciar que mesmo se tratando de comunicação o trabalho de gestão de mídias sociais é bem diferente de trabalhar se compararmos com outras mídias como televisão, jornal, revista ou rádio.
Como em todas as áreas, a internet oferece muitas vantagens, porém, também solicita conhecimentos e planos de ação diferenciados. Sendo assim, ao se contratar um gestor as métricas que é o retorno dos consumidores com a marca ou com o produto será analisado, mensurado e levado em consideração os pontos positivos e negativos de cada divulgação.
O que se precisa entender é que atualmente não é possível apenas estar no mercado, é necessário que a empresa, marca e produto, esteja mais próximo de seus clientes e, claro, possíveis clientes. E com o gerenciamento de redes sociais torna-se tudo mais fácil. Afinal, a cada publicação há o interesse desse cliente em saber mais sobre o negócio em questão.
Essa curiosidade e/ou interesse é capaz de se reproduzir com uma rapidez que uma propaganda convencional não é capaz de alcançar. A quantidade de visualização e compartilhamento pode ser primordial para o crescimento dos lucros.
Por esse motivo, obter um bom gestor e até mesmo uma equipe para trabalhar nessas plataformas só trará retorno positivo para os negócios. Além dos gestores não efetuarem apenas a divulgação, eles fazem a mensuração desses resultados.

Onde contratar um profissional? 
A empresa CP Soluções Empresariais está realizando este serviço em nossa cidade e região. Saiba pelo telefone (55) 99730.5278.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.