Coluna-Ponto-de-Vista-1

Prefeito pede apoio das entidades do comércio para evitar colapso na saúde

O prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves, reuniu os presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial e Industrial de São Gabriel (ACI), João Custódio de Moraes Moure e Cristiano Friggi Carvalho, respectivamente, para unir forças na tentativa de evitar que o Município enfrente, já nos próximos dias, um colapso na saúde. A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (22), no Gabinete do Prefeito, e contou com a participação do secretário Luiz Alberto Gonçalves, titular da Pasta de Desenvolvimento, Turismo e Cultura.
Rossano disse que os números atuais mostram que o Município vai enfrentar dificuldades para manter o status de bandeira laranja já na próxima rodada do distanciamento controlado do Rio Grande do Sul. Além disso, a unidade de atendimento Covid-19, mesmo com a capacidade dobrada no último mês, já chegou a sua totalidade.
"Só poderemos evitar o colapso mediante uma medida eficiente por parte da classe empresarial. Precisamos que os nossos empresários cobrem de seus funcionários. Eles precisam entender que, se não se prevenirem, se continuarem saindo para as ruas desnecessariamente, empresas vão fechar as portas e muita gente vai acabar desempregada", comentou.
Rossano admite que a Prefeitura já esgotou todos os argumentos para manter o Município em bandeira laranja. Se a região voltar a ser declarada zona vermelha, inevitavelmente o Município terá que acatar as medidas por um período de 14 dias, no mínimo.
Através da CDL e ACI, o prefeito pretende alertar para o risco iminente. "Estamos com bandeira laranja, mas o sinal de alerta está no vermelho. Sabemos que uma minoria não obedece as medidas, mas essa minoria vai nos levar a decretar o fechamento de tudo. Por isso, esperamos que - neste esforço conjunto, essas pessoas entendam que precisam mudar de atitude", argumentou.

Leia, na integra, nota assinada pelos presidentes da CDL e ACI:

NOTA OFICIAL - PEDIDO DE APOIO

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Comercial e Industrial de São Gabriel (ACI), de forma conjunta e em apoio a medidas de contenção e combate a Covid-19 no Município, pedem a seus associados e também as pessoas da comunidade (que dependem do comércio para subsistência), que, a partir deste momento adotem critérios de restrição para impedir que o vírus continuem sendo disseminado na sociedade.

Para isso, as duas entidades solicitam que cada empresário, seja ele proprietário de pequena, média ou grande empresa, COBRE DE SEUS FUNCIONÁRIOS o cumprimento de medidas de prevenção, tais como, evitar aglomeração (seja em via pública, em estabelecimento privado e público ou no ambiente do próprio lar), uso da máscara, confraternização e circulação desnecessária pelas ruas ou áreas de acesso comunitário.

ALERTAMOS QUE, caso não haja bom senso da população, inevitavelmente o governo municipal terá que decretar o fechamento de todos os estabelecimentos da nossa cidade, mantendo abertos apenas os considerados essenciais.

NA PRÁTICA, se isso acontecer, enfrentaremos um aumento drástico de desemprego, assim como o fechamento de empresas. Está em nossas mãos o poder de evitar que isso aconteça. Vamos dar as mãos e atender o que determina os decretos municipal e estadual. Caso contrário, teremos que enfrentar uma dura realidade nos próximos dias.

São Gabriel, RS, 22 de julho de 2020.

João Custódio de Moraes Moure
Presidente da CDL/SG

Cristiano Friggi Carvalho
Presidente da ACI/SG

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.