Coluna-Ponto-de-Vista-1

Vila Nova do Sul passa a contar com o serviço da SAMU

Desde ontem, 11, com o primeiro plantão, o município passou a contar com o serviço da SAMU.
Segundo o Secretário de Saúde, Fagner Leandro Vieira, esta é uma luta que iniciou em 2017, quando através de um processo novo foi encaminhada a solicitação do SAMU, juntamente com toda a documentação solicitada pelo Ministério de Saúde.
Entre idas e vindas, foi aprovado o serviço e desde fevereiro, Vila Nova conta com a Unidade Móvel.
"Com a pandemia, atrasou alguns serviços para pôr o SAMU a funcional. O mérito é todo da nossa equipe que tem sido incansável", destacou.
A responsável pelo SAMU em Vila Nova do Sul é a enfermeira Ana Carolina Feldns. A inauguração oficial deverá ocorrer nesta quinta-feira, 13.

Como funciona o serviço:
A pessoa liga para o SAMU através do número 192, onde será atendida por um profissional que irá realizar o cadastro com nome do paciente (se possível) e a localização do paciente, rua, números da residência, bairro e ponto de referência (se possível).
Após a realização deste cadastro de localização será encaminhado ao médico regulador, o qual irá avaliar o estado do paciente através de perguntas simples.

Teleatendimento:
É importante que a pessoa que solicitar o atendimento através do 192, esteja próximo ao paciente que necessita do atendimentos, pois serão feitas perguntas simples sobre o estado geral do paciente. Após a avaliação, o médico regulador irá informar se será necessário o deslocamento da ambulância até o local solicitado.

Muito importante:
Caso o médico regulador informe que o atendimento não está de acordo com os critérios do SAMU, favor entrar em contato com a unidade de saúde do município através dos telefones (55) 32341381 ou (55) 99972.1141.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.