Coluna-Ponto-de-Vista-1

Gabrielense é o brasileiro com a maior memorização de números em campeonato internacional

O médico otorrinolaringologista e filósofo de Florianópolis (SC), Rafael Luis Boemo entra para o RankBrasil em 2020 por ser o Brasileiro com a maior memorização de números em campeonato internacional. Em cinco minutos, ele memorizou 180 números em sequência.
O desafio números binários em 5 minutos (5-minutes binary) aconteceu no mês de junho, durante o campeonato de Memória Remoto Africano (Remote African Open Memory Championship), realizado pela International Association of Memory (IAM), em parceria com a African Memory Sport Federation.O campeonato aconteceu pela primeira vez de forma remota, através de câmeras de vídeo. A análise dos dados foi realizada por profissionais competentes da IAM e os resultados foram validados oficialmente.
Natural de São Gabriel, Rafael começou a estudar memória na faculdade, no laboratório de memória e cognição há 20 anos, mas ficou sabendo sobre o campeonato mundial apenas este ano.Para o desafio, o recordista se preparou durante três meses. Segundo ele, existem várias técnicas de memorização que as pessoas podem aprender e treinar. “Mas é muito importante a atenção, esforço e aprimoramentos constantes”, destaca.
Rafael conta que se interessou pela memória por duas principais razões. “Primeiro que a memória é importante no dia a dia, como forma de melhorar a cognição. Segundo que é um esporte que se pratica e se auto-exige de forma contínua e com metas claras”.
O filósofo gosta de todos os tipos de memorização: números, datas, eventos, personalidades. “Tudo me diverte”, afirma. Durante o campeonato de Memória Remoto Africano, Rafael também memorizou 117 imagens em cinco minutos e as enumerou na sequência, sem erros.
Segundo ele, conquistar este recorde junto ao RankBrasil significa um reconhecimento. “Isto mostra que todo mundo pode chegar lá. Basta muito esforço e dedicação”.
O recordista ainda deixa três dicas para quem quer melhorar a memória: “Primeiro pense positivo, sua emoção é essencial na memorização das coisas. Segundo tenha sempre total atenção ao que está fazendo, concentre-se plenamente em tudo. Terceiro divirta-se em tudo que faz – é um segredo para uma vida mais plena e leve”.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.