Coluna-Ponto-de-Vista-1

Santa Casa adquire diversos instrumentos cirúrgicos e equipamentos para cirurgias neurológicas

Recentemente, a Irmandade da Santa Casa de Caridade de São Gabriel adquiriu diversos instrumentos cirúrgicos e equipamentos para utilização em cirurgias neurológicas. Conforme informações do Dr. César Augusto Vieira - médico neurocirurgião, trata-se de um Gerador para Goagulação Bipolar (para uso em neurocirurgia), pinças e cabos de cautério bipolares e instrumentos neurocirúrgicos utilizados neste tipo de cirurgia. Ele enfatiza que a referida aquisição veio complementar qualitativamente os materiais já em uso nestes procedimentos, permitindo a realização de mais de um procedimento neurocirúrgico, concomitantes ou no mesmo dia. Os equipamentos são da marca Aesculap (uma divisão da indústria B. Braun) e também da marca nacional Macon. 
 
O Dr. César Vieira explica que o gerador para goagulação bipolar para uso em neurocirurgia permite melhor performance na coagulação de estruturas delicadas do encéfalo e medula, assim como as pinças da mesma marca, desenvolvidas pelo neurocirurgião Gazi Yasargil, do leste europeu nos anos 60 e 70, o qual introduziu a técnica de microcirurgia (cirurgia realizada com auxílio de microscópio cirúrgico) na neurocirurgia.
O neurocirurgião salienta que por serem materiais de excelente qualidade, são mais efetivas na coagulação de estruturas delicadas, evitam aquecimento excessivo e danos nos tecidos vizinhos a serem cauterizados, contribuindo positivamente na técnica neurocirúrgica e consequentemente no êxito do procedimento. Segundo ele: “As pinças têm reconhecida durabilidade e os cabos mais flexíveis e maleáveis mais resistência a quebra e mau contato durante a cirurgia. Serão utilizadas nas cirurgias de tumores, cirurgias de aneurismas (microcirurgia vascular intracraniana), cirurgias de base do crânio, cirurgias de coluna, cirurgias endoscópicas, sendo estes procedimentos já realizados em nosso hospital desde 2009”, afirma o médico. 
 
Ele frisa que os demais instrumentos recebidos são nacionais, da marca Macon e Asculap (B. Braun - Alemanha) e serão utilizados na fase inicial, tempo principal e fechamento das cirurgias. “Cabe ressaltar que a Santa Casa já realiza os procedimentos acima mencionados há bastante tempo e conta com microscópio cirúrgico, endoscópios, torres de vídeo, arcos cirúrgicos de radioscopia e radiologia transoperatória para tais feitos”, finalizou o neurocirurgião Dr. César Vieira.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.