Coluna-Ponto-de-Vista-1

Santa Casa conta com o serviço de Lactário

O lactário, construído na Santa Casa de Caridade de São Gabriel, é uma unidade que pertence ao Serviço de Nutrição e Dietética, destinada ao preparo, higienização e distribuição de preparações lácteas e fórmulas infantis.
Conforme a RDC 50 de 2002, os hospitais que utilizam exclusivamente Nutrição Enteral em sistema fechado, como é o caso da Santa Casa, também podem utilizar o lactário para a dispensação de dietas enterais.
O Ministério da Saúde, através da RDC 50 de 2002, descreve Lactário nos Estabelecimentos de Saúde como uma unidade com área restrita, destinada à limpeza, esterilização, preparo e guarda de mamadeiras, basicamente, de fórmulas lácteas. Alguns setores do Lactário podem ser compartilhados com áreas de Nutrição Enteral como recepção, área de esterilização de utensílios, estoque de materiais, área de distribuição, entre outras. 
Devendo ser mantido em salas distintas o preparo de alimentos de transição para lactentes e crianças e/ou fórmulas infantis. No lactário, também podem ser preparados alimentos de transição e alimentos à base de cereais para lactentes e crianças de primeira infância, leite e leite modificado.
Em suma, o objetivo principal do lactário em hospital é fornecer alimentação apropriada e segura, do ponto de vista microbiológico e nutricional, garantindo a promoção da saúde e ou recuperação dos recém-nascidos, lactentes e crianças.
Todas as rotinas e atividades desenvolvidas pelo lactário, devem ser documentadas e supervisionadas pelo profissional nutricionista.
O projeto realizado pela Santa Casa foi aprovado e obedece a todas as normas da Vigilância Sanitária e entre as atividades desenvolvidas estão:
- Recebimento de prescrições de fórmulas pediátricas e de dietas enterais; 
- Higienização, desinfecção e autoclavagem de mamadeiras e utensílios;
- Preparo, envase, estocagem e distribuição de fórmulas;
- Estocagem e distribuição de dietas enterais.

O lactário conta com áreas específicas para cada atividade acima mencionada, além de dispor de área para paramentação adequada dos funcionários.
Além da estocagem e distribuição da nutrição enteral, o serviço de nutrição também é responsável pela aquisição das dietas enterais. 

Conforme citado anteriormente, todas as dietas utilizadas por via enteral são industrializadas e específicas para cada situação nutricional. As dietas são dispensadas conforme a prescrição de cada paciente e a equipe de enfermagem é responsável pela instalação da nutrição enteral. Todo o sistema é fechado e feito através de uma bomba de infusão.
Desde o ano de 2017, a Santa Casa de Caridade de São Gabriel, possui uma equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN), composta por profissionais médicos, enfermeiros, nutricionistas e farmacêutico. Esta equipe vem atuando na Instituição elaborando rotinas, protocolos, treinamentos e prestando assistência aos pacientes.
A realização e conclusão desse projeto, juntamente com o trabalho desenvolvido pela Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional possibilitará o credenciamento da Santa Casa junto ao SUS, conferindo assim à Instituição o Serviço de Alta Complexidade em Terapia Nutricional. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.